papa e ratinho
Governador Ratinho Junior em encontro com o Papa no Vaticano (Foto: Vatican Media)

O governo do Paraná e a Prefeitura de Curitiba, assim como o governo federal e outros estados, decretaram luto oficial pela morte do Papa Francisco.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior mandou decretar luto oficial de sete dias no Paraná. O governador lamentou a morte e exaltou o legado de Jorge Mario Bergoglio, de 88 anos, dos quais os últimos 12 foram dedicados exclusivamente a liderar os rumos da Igreja Católica no mundo. 

“Papa Francisco foi um exemplo de humanidade, fé e sabedoria. Seus ensinamentos inspiraram o mundo. Teremos sempre na memória a imagem de alguém que trabalhou incansavelmente pela paz e união entre os povos”, afirmou Ratinho Junior. O governador lembrou ainda a importância histórica de Francisco, que foi o primeiro jesuíta e o primeiro latino-americano a ocupar o maior cargo da Igreja Católica na história. 

“A sua partida deixa um vazio no peito daqueles que defendem o bem ao próximo, a caridade, a compaixão e o amor. Vá em paz, Santo Papa. Os paranaenses jamais vão esquecer do seu legado, da sua saberia e do seu compromisso em fazer o bem. Os meus sentimentos à comunidade católica nesse momento de profunda dor”, complementou.

O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, decretou luto oficial de três dias em Curitiba pela morte do Papa. “Com grande pesar recebi a notícia do falecimento do Papa Francisco. Com sua humildade e bondade, inspirou não apenas católicos em todo mundo, mas muitas pessoas de diversas nações e religiões. Meu profundo pesar neste momento. Que seu exemplo nos ilumine”, declarou o prefeito.