Encontro Estadual Cuida Mais PR
Frota do Paraná deve privilegiar o etanol e o biodiesel (Geraldo Bubniak/AEN)

A frota de veículos oficiais do governo do Paraná vai, preferencialmente, utilizar etanol como forma de abastecimento. A medida, determinada por decreto nesta quarta-feira (16), e visa diminuir a dependência dos combustíveis fósseis para adoção de alternativas menos poluentes.

As medidas estão alinhadas ao Plano Estadual de Ação Climática 2024-2050 (PAC-PR) e às campanhas internacionais “Race to Zero” e “Race to Resilience”. Elas reforçam o compromisso do Paraná com a sustentabilidade e a resiliência climática.

Para garantir a execução da mudança de maneira correta, a Secretaria da Administração e Previdência (SEAP), por meio da Coordenação de Gestão de Transporte Oficial (DETO), deve fazer a orientação e acompanhamento do processo junto aos demais órgãos do Estado.

O decreto prevê situações específicas em que a priorização do biocombustível pode não se aplicar. As situações incluem incompatibilidade técnica do veículo, disponibilidade limitada do combustível, condições climáticas adversas, exigências legais contratuais ou emergências que exijam maior autonomia de combustível.

Nesses casos, medidas destinadas à mitigação ou resolução devem ser adotadas sempre que possível.
A política estadual estabelece como metas a redução em ao menos 20% do consumo de gasolina na frota até 2026. E prega a diminuição em 15% o consumo de diesel até 2028, substituindo-o por biodiesel.