Pinhão do Mercado Municipal de Curitiba - foto Ana Amaral
Pinhão – foto Ana Amaral

O governo do Paraná iniciou a entrega da terceira remessa de produtos não perecíveis e pinhão para escolas estaduais. As entregas começaram no início de maio e seguem até a primeira quinzena de junho. São produtos como arroz e feijão, farinhas, sal e temperos e massas, além de biscoitos, chás e leite em pó. Ao todo, serão entregues 4.494 toneladas de alimentos que seguem para as escolas após terem sido inspecionados pelo Tecpar.

A entrega é feita por meio do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar) e os produtos fazem parte do cardápio da alimentação escolar para a rede estadual de ensino. As entregas são para as mais de 2 mil escolas, nos 399 municípios paranaenses. O investimento neste lote é de R$ 23,5 milhões de produtos não perecíveis.

Esses são produtos da remessa centralizada, em que os fornecedores entregam para o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR), que os armazena e depois repassa a centros regionais de distribuição. Também há itens do Programa Mais Merenda, como biscoitos, chás e leite em pó, servidos nas refeições menores, na entrada e saída de cada turno.

Pinhão
Excelente fonte de energia, fibras e minerais, o pinhão também integra o cardápio da alimentação escolar. Em entrega paralela à 3ª remessa, cerca de 200 kg do alimento, provenientes da agricultura familiar, já foram entregues neste ano em escolas de algumas regiões do Estado, respeitando as produções regionais.

Além do pinhão, outros alimentos perecíveis, como ovos, carnes e pães, também estão sendo distribuídos conforme cronogramas específicos, com entregas a cada 15 ou 20 dias, conforme a demanda de cada escola. Esses itens são fundamentais para garantir proteínas de alta qualidade e diversidade nutricional nas refeições.

Complementando o conjunto, as frutas, legumes e tubérculos, provenientes de mais de 200 cooperativas da agricultura familiar, são entregues semanalmente, garantindo alimentos frescos e ricos em vitaminas, minerais e fibras para mais de 1 milhão de estudantes da rede estadual.

Estão previstas mais duas entregas semelhantes a esta ainda neste ano. “O Fundepar segue focado em manter a qualidade dos alimentos que chegam às escolas da rede estadual de ensino, de acordo com a excelência do trabalho que o Governo do Paraná faz questão de entregar aos estudantes”, comenta o chefe do Departamento de Nutrição e Alimentação Escolar do Instituto, Angelo Marco Mortella.