O Governo do Paraná homologou na terça-feira os decretos de situação de emergência de Guaratuba e Matinhos. As duas cidades foram atingidas por fortes chuvas na semana passada. Com a homologação, podem acessar mais recursos do Governo do Paraná para reconstrução de áreas e apoio às famílias por meio do Fundo Estadual para Calamidades Públicas (Fecap).
Segundo o Simepar, o volume de chuvas acumulado no Litoral em menos de uma semana ultrapassou o esperado para todo o mês de janeiro. Desde o último sábado até a noite de quinta-feira, o volume chegou a 519,2 milímetros em Guaratuba, sendo que a média prevista para o mês era de 386,4 milímetros na cidade. Em Matinhos e Pontal do Paraná, a precipitação acumulada foi de 355,2 mm e 466,8 mm, respectivamente.
Com as chuvas intensas, áreas ficaram alagadas, desabrigando moradores. As cidades chegaram a montar abrigos para atender as famílias e aos poucos, com a volta do sol, já estão retomando a normalidade.
A orientação é que moradores e veranistas fiquem atentos aos alertas emitidos pela Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, que tem monitorado a situação no Estado, recebendo as informações dos órgãos de meteorologia. Vinte e cinco alertas foram enviados na última semana chamando a atenção para os riscos de temporais.
Com o tempo mais firme, as atividades de veraneio no Litora do Estado também foram retomadas nesta semana, especialmente nas arenas montadas ao longo da orla.
Governo homologa situação de emergência em cidades do Litoral

Agência do Trabalhador: diversas vagas em oferta (Roberto Dziura Jr/AEN)