O primeiro módulo policial móvel da região Sudoeste do Estado foi instalado na cidade de Pato Branco, nesta quarta-feira (7), pelo secretário de Estado da Segurança Pública, Cid Vasques. Até 2014, Vasques destacou que, até 2014, o Governo do Estado vai instalar 400 módulos móveis em todas as regiões, dos quais 75 em Curitiba, atendendo todos os bairros, disse o secretário.
O módulo de Pato Branco vai garantir a segurança de 73 mil moradores da região, sob o comando de uma equipe de três policiais do 3º Batalhão da Polícia Militar. Um policial ficará no local e os outros dois atuarão em um raio de 500 metros. Os policiais também serão responsáveis pelo policiamento comunitário e pelo boletim de ocorrência.
Segundo o comandante do 3º Batalhão, tenente-coronel Everon César Puchetti, o módulo vai atuar na zona sul da cidade e em bairros com maior índice de criminalidade, com a vantagem de poder se deslocar para outros locais quando solicitado. Onde existir grande concentração de pessoas, como em eventos públicos, esta estrutura da Polícia Militar estará presente, afirmou. Segundo ele, esta é a vantagem da unidade ser móvel.
Para o comandante-geral da Polícia Militar, Roberson Bondaruk, o módulo móvel permite o policiamento de mais áreas num mesmo turno, o que torna a presença da PM permanente. O módulo também atende às necessidades de policiamento comunitário. Mais do que um módulo móvel, a estrutura vai servir como um posto policial avançado, com mobilidade e atendimento até a setores não ligados diretamente à segurança publica, afirma o secretário. O módulo tem capacidade para transportar até oito policiais e cela temporária para cinco presos, além de um banheiro.
Participaram do evento de instalação do módulo móvel em Pato Branco o secretário de Estado de Assuntos Estratégicos, Edson Casagrande; o subchefe da Casa Civil, Guto Silva; o prefeito de Pato Branco, Roberto Viganó; o delegado-geral da Polícia Civil, Marcus Vinícius da Costa Michelotto; e vereadores da região.