Paraná Casos de polícia

Grande Curitiba tem “onda” de prisões por não pagamento de pensão alimentícia

Editado por Josianne Ritz
pcpr

Foto: Fábio Dias/EPR

Em dois apenas dois dias, a Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu três homens pelo não pagamento de pensão alimentícia na Grande Curitiba.

Leia mais

Duas capturas aconteceram nesta terça-feira (2), em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. O primeiro mandado foi cumprido em desfavor do homem de 41 anos e foi expedido pela Vara de Família e Sucessões de Campina Grande do Sul em 22 de janeiro de 2025. Conforme a delegada da PCPR Fernanda Moretzsohn, a ordem judicial determina a custódia pelo prazo de 30 dias ou até o pagamento das parcelas anteriores ao ajuizamento e das vencidas no curso do processo. 

O segundo mandado foi expedido pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) contra o homem de 44 anos. A prisão tem natureza cível e é prevista na legislação brasileira como meio coercitivo para o cumprimento da obrigação alimentar.

Presos pelo não pagamento de pensão alimentícia são encaminhados para sistema penitenciário

“O mandado estabelece prazo de 30 dias, contados da prisão, e refere-se a débito alimentar acumulado, além das parcelas vincendas”, explica.  Os presos foram encaminhados ao sistema penitenciário, onde permanecem à disposição do Judiciário.

Na segunda (1), um homem, de 43 anos foi preso pelo mesmo motivo também em São José dos Pinhais.

Segundo a delegada da PCPR Juliana Cordeiro, os policiais civis receberam informações sobre o paradeiro do indivíduo, que possuía mandado de prisão em aberto, expedido pela Vara da Família e Sucessões de Piraquara “De imediato, a equipe se deslocou até o local indicado e realizou a captura”, completou. 

O homem foi encaminhado ao sistema penitenciário, onde permanece à disposição da Justiça.

Como fazer denúncias à polícia

A população ainda pode contribuir com investigações que estejam em andamento. Denúncias podem ser repassadas de forma anônima pelos telefones 197, da PCPR ou 181, do Disque-Denúncia.

Se o crime estiver acontecendo neste momento, a Polícia Militar deve ser acionada pelo telefone 190