Greve fecha 60 das 74 agências do INSS no Paraná

Redação Bem Paraná

A greve dos servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que começou parcialmente no País na semana passada se intensificou nesta segunda-feira, 13. Em todo o Estado, 60 das 74 agências estão paralisadas. Apenas as pericias médicas agendadas são realizadas neste período. Em Curitiba e região metropolitana a paralisaçao atinge a todas as agências.

São aproximadamente 2.000 servidores no Paraná, que realizam, conforme estimativa Sindprev, de 3.000 a 3.500 atendimentos por dia.

Quem não for atendido em um posto por causa da greve do INSS, terá sua data d atendimento remarcada. O reagendamento será feito pela própria agência. O segurado poderá confirmar a nova data pelo número de atendimento 135, no dia seguinte em que seria atendido.

No Brasil, apenas os fucnionários do Acre e Rondônia não aderiram a paralisação. Até a quinta-feira passada, das 1.605 agências do país, há 212 totalmente paradas e 322 com atendimento parcial.

Sabemos que o nível de greve é diferente e o movimento vai crescendo. Temos adesão de 80% dos servidores e não concordamos com o balanço do ministério, que diz que pouco mais de mil [servidores] estão parados, disse Sandro Cezar presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS), em matéria da Agência Brasil na sexta-feira.

O presidente da CNTSS disse que os servidores do INSS reivindicam reajuste salarial de 27 % — percentual maior que os 21% oferecidos pelo governo aos servidores federais —, além de incorporação da gratificação de desempenho de atividade no salário e concurso público para ampliar o quadro de pessoal. A greve permanece até serem atendidas as reivindicações. A ideia é que, quando terminar o movimento, os servidores se esforcem para repor o serviço que deixou de ser feito.

Na semana passada  a paralisação não havia afetado os estados do Acre, de Alagoas, do Amazonas, Espírito Santo, de Rondônia, Roraima e do Tocantins.