O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, inaugurou nesta segunda-feira (15) a escultura em bronze de Enedina Alves Marques. A obra, que fica no Calçadão da Rua XV de Novembro, próximo ao Campus Garcez da Uninter, representa um marco na história do País por eternizar a memória e os feitos da primeira engenheira negra do Brasil e celebrar a superação e transformação através da educação.
Enedina completaria 111 anos no sábado (13 de janeiro). Ela nasceu em Curitiba, em 13 de janeiro de 1913, filha de Paulo Marques e Virgília Alves Marques. Graduou-se em Engenharia Civil em 1945 pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), marcando história como a primeira mulher a se formar em engenharia no Sul e a primeira engenheira negra do Brasil.
Em 1946, tornou-se auxiliar de engenharia na Secretaria de Estado de Viação e Obras Públicas. No ano seguinte, ingressou no Departamento Estadual de Águas e Energia Elétrica, contribuindo para o Plano Hidrelétrico do Paraná e atuando no aproveitamento das águas dos rios Capivari, Cachoeira e Iguaçu. Seu papel na construção da Usina Capivari-Cachoeira foi um marco em sua carreira como engenheira.