Homeopatia também para tratar distúrbios de animais

Medicina milenar é usada para tratamento de doenças e disfunções em qualquer tipo de animal. Saiba como

Amanda Kasecker

A medicina homeopática é uma especialidade médica milenar que é utilizada tanto de forma preventiva como curativa. Seus resultados são comprovados e ela é amplamente utilizada em todo o mundo. Porém, nos últimos anos têm se tornado cada vez mais comum tratar também os animais com a homeopatia.

Segundo o médico veterinário homeopata Antonio Sampaio, que foi o primeiro veterinário especialista na área no Brasil, este trabalho já existe há mais de 30 anos, mas cada vez vem sendo mais difundido.
Sampaio, que se especializou em 1983, conta que todos os animais podem ser tratados com homeopatia, desde boi, elefantes, pássaros e cachorros. Entretanto, a procura é maior pelos donos de cachorros e gatos, especialmente em Curitiba.

A homeopatia funciona em animais da mesma maneira como em humanos: pode tratar desde distúrbios de comportamento como agressividade, ansiedade, até doenças como câncer, conta o veterinário. Ou seja, dermatologia, cardiologia, neurologia, cirurgia, urologia, ortopedia, nefrologia, depressão, stress, ansiedades, compulsividade, agressividade, imunologia entre outras podem ser tratadas com essa especialidade da medicina.
Outro detalhe, é que a homeopatia dada aos animais é a mesma dada aos humanos. Os medicamentos são todos feitos em farmácias de manipulação. Não se recomenda utilizar medicamentos homeopáticos prontos que são encontradas em algumas farmácias, alerta Sampaio.

Ainda sobre os medicamentos, o médico veterinário diz que as doses também são semelhantes em qualquer tipo de animal e humanos. Se uma pessoa usa cinco gotas de determinado medicamento, um elefante ou um pássaro vai usar a mesma quantidade, disse.

O trabalho dos médicos veterinários homeopatas depende de cada profissional. Na Clinivet, a consulta é com hora marcada na clínica. Já Sampaio atende de forma domiciliar, porque acredita que no seu ambiente o animal é mais fácil de ser observado. As consultas custam em média R$ 150.

Para que a homeopatia dê certo com os animais, a observação do dono é fundamental, especialmente para notar o desaparecimento e a intensidade dos sintomas, pois somente assim poderá ser feita uma prescrição bem-sucedida.

Com Roseli Farah a homeopatia deu bastante certo. Ela tem quatro gatos e procurou a ajuda da homeopatia depois que sua gata mais velha já tinha passado por dezenas de tratamentos alopáticos e não melhorava. Ela tinha uma doença congênita e em razão dos tratamentos e remédios foi ficando com depressão, acuada, sofrendo, explica Roseli.

Após vários veterinários recomendarem até o sacrifício de sua gata, Roseli decidiu tentar a homeopatia. Eu me tratava com homeopatia e meu médico recomendou um veterinário que fazia esse trabalho. Com o tratamento homeopático, sua gata viveu mais oito anos e com qualidade de vida.

Depois disso, Roseli continuou tratando seus outros gatos com homeopatia de forma preventiva e para tratar de distúrbios de comportamento. Recomendo muito. Foi fundamental para meus animais, diz.