Curitiba ganhou na noite de ontem (4) uma pista de caminhada compartilhada com ciclovia e um bosque com equipamentos de recreação, no entorno do Horto Municipal no Guabirotuba. A área faz parte da reforma do horto e integra o conjunto das ações ambientais da Linha Verde e o programa Biocidade, de resgate e preservação da biodiversidade urbana.
O secretário municipal do Meio Ambiente, José Antônio Andreguetto, disse na inauguração do novo espaço de lazer que esta primeira fase da revitalização do horto atende a uma solicitação feita por moradores do entorno, em audiência pública.
A nova calçada com pista compartilhada foi feita ao redor do horto, na avenida Salgado Filho. A pista tem 360 metros e liga duas praças próximas. Um outro trecho de 116 metros de pista passa por dentro do bosque onde existe uma cancha de futebol e bancos.
O bosque fazia parte da área interna do Horto do Guabirotuba mas na reforma foi transformado em espaço de lazer de uso público. A pista e o bosque contam com iluminação. Ao longo da pista foi feito paisagismo com canteiros de flores que deixam as caminhadas e passeios mais agradáveis.
As obras foram feitas sem que a produção de flores e grama (forração) fosse interrompida, já que a Prefeitura está incrementando as áreas de jardinagem existentes na cidade. As obras do Horto do Guabirotuba, em andamento, já começaram a ampliar a capacidade de produção mensal de mudas que era de 150 mil e hoje chega a 200 mil. Depois das obras, serão produzidas 250 mil flores a cada mês. O Horto tem 59 mil metros quadrados e é responsável pela produção de flores e forrações usadas em parques, praças e logradouros públicos garantindo o paisagismo diferenciado da cidade.