Hospital Angelina Caron realiza a primeira cirurgia cardiovascular com assistência de ótica robótica da América Latina

Redação Bem Paraná com assessoria
A introdução do equipamento Soloassist no Hospital Angelina Caron coloca o Brasil na vanguarda da cirurgia cardíaca minimamente invasiva na América Latina. Crédito: Divulgação/Hospital Angelina Caron

A introdução do equipamento Soloassist no Hospital Angelina Caron coloca o Brasil na vanguarda da cirurgia cardíaca minimamente invasiva na América Latina. Crédito: Divulgação/Hospital Angelina Caron

O Hospital Angelina Caron, na Região Metropolitana de Curitiba, alcançou um marco histórico na medicina latino-americana com a primeira cirurgia cardiovascular com assistência de ótica robótica, utilizando o revolucionário equipamento Soloassist. 

“Essa conquista representa um salto no campo da cirurgia cardíaca minimamente invasiva, trazendo benefícios para os pacientes e aprimorando os procedimentos médicos. A utilização da ótica robótica proporcionou um aumento considerável na precisão e eficiência durante a intervenção cirúrgica”, afirma Milton de Miranda Santoro, cirurgião cardiovascular responsável pela cirurgia.

A cirurgia cardíaca minimamente invasiva é uma técnica avançada que permite incisões menores, causando menos trauma aos pacientes e acelerando o processo de recuperação. A ótica robótica fornece uma visão de alta definição, permitindo ao cirurgião uma melhor visualização do campo operatório.

“Comparada à cirurgia cardiovascular tradicional, a abordagem minimamente invasiva oferece diversas vantagens. Além de reduzir o tempo de internação, os pacientes apresentam menor risco de complicações pós-operatórias, menos dor no pós-operatório e uma recuperação mais rápida. As cicatrizes também são menos visíveis, o que contribui para mais autoestima e qualidade de vida dos pacientes”, explica.

Tecnologia utilizada ao redor do mundo

O administrador Bernardo Caron, co-CEO do Hospital Angelina Caron, comenta que o avanço da tecnologia médica tem permitido a adoção de métodos menos invasivos em hospitais ao redor do mundo. Exemplos notáveis incluem o Hospital Johns Hopkins, nos Estados Unidos, e o Hospital St. Thomas, no Reino Unido, que têm utilizado a assistência de ótica robótica com sucesso em cirurgias cardíacas. 

“A taxa de sucesso das cirurgias cardiovasculares com assistência de ótica robótica tem sido superior a 95%. A introdução do equipamento Soloassist no Hospital Angelina Caron coloca o Brasil na vanguarda da cirurgia cardíaca minimamente invasiva na América Latina. É um marco importante para a melhoria dos tratamentos cardiovasculares no país e abre portas para futuras inovações médicas.”

Caron enfatiza a importância do uso de novas tecnologias em cirurgias cardiovasculares no país: “A primeira cirurgia cardiovascular da América Latina com assistência de ótica robótica realizada com sucesso consolida o Hospital Angelina Caron como um centro de excelência na área da cardiologia. A assistência de ótica robótica é uma realidade que veio para ficar e revolucionar nossa prática médica”, finaliza. 

Sobre o Hospital Angelina Caron

Hospital Angelina Caron tem como missão atender plenamente os seus mais diversos públicos, de forma igualitária, humanizada e integral. Localizada ao lado de Curitiba, em Campina Grande do Sul, a instituição é um centro médico-hospitalar de referência no Sul do Brasil. Tem como pilares os mais rigorosos princípios éticos e o compromisso social, além de 40 anos de tradição para oferecer a melhor promoção em saúde e possibilitar a retomada da qualidade de vida. O HAC realiza mais de 400 mil atendimentos por ano em pacientes de todo o país, incluindo particulares e por convênios, sendo um dos maiores parceiros do SUS no Estado. Com investimentos frequentes em tecnologia e equipamentos de última geração, o hospital atua em todas as vertentes da medicina, conta com Serviço de Transplantes de Órgãos reconhecido internacionalmente e é um centro tradicional de fomento ao ensino e à pesquisa.