Hospital de Clínicas deve aplicar vacina teste contra a Covid-19 em 1.400 pessoas até o fim de setembro

Redação Bem Paraná com assessoria

O Centro de estudos do Complexo Hospital de Clínicas da UFPR é um dos mais avançados na testagem dos voluntários para o estudo  da vacina chinesa contra a covid-19, do laboratório chinês Sinovac Biotech. A meta inicial da pequisa no CHC era contemplar 852 voluntários, porém serão incluídos mais 548 novos testes até o final de setembro, totalizando 1400 profissionais de saúde.

O CHC recebeu as doses do Instituto Butantan após um acordo de parceria técnico-cientifica assinado no mês de julho.  O Complexo é uma das 12 instituições brasileiras que são responsáveis pelos testes. 

De acordo com a pesquisadora Débora Carla Chong e Silva, até aqui os estudos não têm demonstrado eventos adversos graves. Os registros contemplam apenas efeitos como dor local leve e dor de cabeça, o que pode ser considerado normal em testes semelhantes. O médico do serviço de Infectologia, Giovanni Breda, reforça que são eventos menores, leves e muitos já esperados. 

Para que o estudo ocorra, Débora destaca a importância da permanência dos voluntários, que precisam seguir com rigor o protocolo, comparecer às consultas e realizar todos os exames, para que cada resultado seja avaliado. “Com os resultados em mãos, o caminho para obter a vacina já é um pouco menor“, ressalta a pesquisadora.

Os interessados em voluntariar-se para a pesquisa deverão entrar em contato com sinovac@hc.ufpr.br