
Neste sábado (13), o Complexo do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (CHC-UFPR) realiza, em Curitiba, um mutirão de cirurgias eletivas, consultas, exames diagnósticos e procedimentos terapêuticos. A ação deve atender cerca de 770 pacientes.
Estão previstos 140 procedimentos cirúrgicos em áreas como oftalmologia, cirurgia geral, urologia e otorrinolaringologia. Outros 2.300 exames serão realizados, incluindo exames laboratoriais, colonoscopias, ecocardiogramas, eletrocardiogramas, radiografias, ultrassonografias e tomografias.
O mutirão faz parte do Dia E: Ebserh em Ação, uma iniciativa da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), administradora do CHC, em parceria com Ministério da Educação (MEC). O objetivo é melhorar o acesso da população a serviços de saúde, especialmente cirurgias eletivas e procedimentos diagnósticos.
Programa Agora Tem Especialistas está junto no mutirão
A ação também está alinhada ao programa Agora tem Especialistas, iniciativa do Ministério da Saúde e do Governo Federal que tem como principal meta reduzir o tempo de espera por atendimentos no Sistema Único de Saúde (SUS). Entre as ações desenvolvidas estão a ampliação de mutirões, o uso de unidades móveis de saúde (carretas), a aquisição de transporte sanitário e o fortalecimento da Telessaúde.
Visitas ilustres
A ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffman; o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Adriano Massuda; e a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Mariângela Simão, acompanham o mutirão do Agora Tem Especialistas, que será realizado no Complexo do Hospitalar de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (CHC-UFPR). A iniciativa acontece no Dia E – Ebserh em Ação.
Às 11h30, a ministra Gleisi Hoffman e os secretários Adriano Massuda e Mariângela Simão* participam de uma transmissão ao vivo com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva; o ministro da Saúde, Alexandre Padilha; o ministro da Educação, Camilo Santana; e o presidente da Ebserh, Arthur Chioro, que, de Brasília (DF), também acompanham os atendimentos de média e alta complexidade no mutirão.
Realizada pelo Ministério da Saúde, pelo Ministério da Educação e pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), a iniciativa acontece de forma simultânea em 45 hospitais universitários federais, localizados nas cinco regiões do País.
Sobre Agora Tem Especialistas
Com foco em áreas prioritárias do programa – como oncologia, cardiologia, ortopedia, oftalmologia e saúde da mulher -, a mobilização será destinada as pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Brasil.
A medida integra um conjunto de ações do programa do governo federal, que, para apoiar os estados e municípios, busca ampliar a capacidade de atendimento do SUS, a fim de reduzir o tempo de espera por consultas, exames e cirurgias.