Hospital de Curitiba está com estoques de plaquetas baixo; veja como ajudar

Redação Bem Paraná com assessoria
Hemepar, doação de sangue Foto Gilson Abreu

Hemepar, doação de sangue (Foto Gilson Abreu)

O estoque de plaquetas do Hospital Erasto Gaertner, em Curitiba, referência no tratamento para câncer, está baixo. As plaquetas são fragmentos celulares que ajudam na cicatrização do corpo e são usadas em tratamento para pacientes que estão em tratamento para câncer.

As plaquetas podem ser doadas, junto com o sangue, mas existem alguns pré-requisitos, conforme o Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Para doar plaquetas, o doador precisa ter entre 18 a 69 anos de idade, estar em bom estado de saúde e não fazer uso de ácido acetilsalicílico (AAS) e anti-inflamatórios.

As mulheres, além dos requisitos, precisam ter no máximo duas gestações.

Diferente da doação de sangue, a doação de plaquetas dura em torno de 1h30 a 2h. Isso porque, diferente da doação de sangue, na doação de plaquetas o sangue é retirado da veia, passa por um equipamento para retirada das plaquetas e volta para o corpo do doador.

Esse tipo de doação também contribui para pessoas que apresentam deficiência de plaquetas causadas pelo transplante de medula, ação da quimioterapia ou por terem sofrido alguma intervenção cirúrgica.

Por conta do baixo estoque, não é necessário fazer agendamento para a doação no Hospital Erasto Gaertner.

Onde doar