O Hospital Regional São Sebastião, da Lapa — primeira unidade especializada no tratamento de pacientes com tuberculose (tisiologia) no Estado — completou 85 anos, ontem. Uma solenidade de comemoração do aniversário também marcou o início das atividades do novo centro cirúrgico do hospital.
Nos últimos dois anos o hospital passou por uma grande transformação. Além do centro cirúrgico, a unidade ganhou uma ala com enfermaria e central de esterilização de materiais. São 85 anos de história, que também refletem na estrutura do hospital. Com essas reformas e ampliações queremos ampliar a capacidade de atendimento e qualificar ainda mais o serviço prestado aos pacientes, explicou o diretor de Unidades Próprias da Secretaria da Saúde, Charles London.
O hospital foi fundado em 1927, quando houve um aumento nos casos de tuberculose no Estado. O perfil epidemiológico da doença, com alto risco de contágio, também contribuiu para a fundação do hospital. De lá para cá, se tornou referência no tratamento da doença e atende pacientes encaminhados de todo o Paraná. As festividades de aniversário começaram no domingo e se encerram hoje.
Paraná
São Sebastião