Curitiba é apontada pela Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) como uma das três cidades-sedes sem déficit de vagas em hotéis para a Copa do Mundo de 2014. Os dados mostram que a capital paranaense é uma das três cidades a atenderem as exigências da Fifa sobre número de acomodações. As outras são Rio e São Paulo.
De acordo com a FBHA, Curitiba tem 7.131 quartos em hotéis, o suficiente para abrigar os turistas da Copa. Os números do Instituto Municipal de Turismo, que são divulgados diretamente pelos hotéis curitibanos, mostram um cenário ainda mais positivo, com 9.738 quartos e 18.034 leitos (camas).
A Fifa pede que cada cidade-sede tenha número de leitos equivalente a 30% dos assentos do estádio onde ocorrerão os jogos. Para um estádio de 41 mil lugares – a Arena da Baixada – seriam necessários aproximadamente 13 mil leitos.
A hotelaria curitibana tem crescido não só quantitativa, mas também qualitativamente e vai estar pronta para atender a demanda da Copa do Mundo”, diz o presidente da FBHA, Alexandre Sampaio.
“A cidade também já tem uma boa oferta de hotéis nos diversos perfis, do econômico ao upscale, e o empresariado está investindo conscientemente em ampliação e modernização para receber com qualidade os visitantes que vêm para os jogos, afirma ele.
A presidente do Instituto Municipal de Turismo, Juliana Vosnika, explica que a cidade oferece oficinas de capacitação para aprimorar o atendimento na área. “Sabemos que atualmente um destino só se destaca se cuidar da qualidade do serviço ofertado, pois o visitante quer ser bem recebido e bem tratado”, ressalta Juliana.
Curitiba deverá receber aproximadamente 508 mil turistas na Copa do Mundo de 2014, segundo estimativa divulgada no ano passado pelo Ministério do Turismo. Atualmente, a cidade recebe cerca de 3,7 milhões de turistas por ano.
A Copa será uma grande oportunidade para mostrarmos aos visitantes brasileiros e estrangeiros que Curitiba é um destino de qualidade e que está preparada para recebê-los, diz Juliana.
Qualidade – Para capacitar os profissionais do turismo para a Copa do Mundo de 2014, a Prefeitura oferece a Oficina de Sensibilização para o Atendimento ao Turista, ministrada por técnicos do Instituto Municipal de Turismo. Em 2011, foram realizados 47 cursos, com 1193 participantes.
A oficina é direcionada aos profissionais da cadeia produtiva do turismo e estudantes do setor. Ela é composta por uma palestra e city tour com a jardineira da Linha Turismo e acompanhamento de um guia. De ônibus, os participantes passam pelos principais atrativos da cidade e poderá tirar dúvidas sobre o roteiro.
Na palestra, têm informações e dicas sobre Curitiba e orientações de hospitalidade e de como atender o turista que chega à cidade. Ele também é orientado sobre como buscar informações de roteiros e pontos de interesse por meio de mapas, folders, nos Postos de Informações Turísticas (Pits) da cidade ou pelo serviço Disque-Turismo, pelo telefone (41) 3352 8000.
Capacitação – Neste ano, o Instituto Municipal de Turismo também terá a responsabilidade de divulgar e fazer a pré-inscrição, em Curitiba, de uma série de cursos de qualificação profissional ofertados pelo Ministério da Educação, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
O curso servirá para a qualificação de camareiras, garçons, recepcionistas em meios de hospedagem, auxiliares de cozinha, agentes de viagens e de informações turística. Também haverá cursos de inglês e espanhol. Senac, Senai e IFPR serão os responsáveis pelo treinamento.
NÚMEROS DE QUARTOS NAS CIDADES-SEDE
(Fonte: Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação – FBHA)
São Paulo – 35.436
Rio de Janeiro – 22.000
Brasília – 7.396
Curitiba – 7.131
Porto Alegre – 5.051
Belo Horizonte – 6.074
Salvador – 6.629
Fortaleza – 6.609
Natal – 3.854
Recife – 3.741
Manaus – 3.019
Cuiabá – 1.566