capivaras
Capi Parede, promovida pelo Shopping Palladium em 2016 (Foto: Luiz Costa/SMCS)

As capivaras acabaram se tornando animal símbolo de Curitiba. Mas, por que?

Elas nem sempre estiveram no Parque Barigui. Historicamente, foi somente algumas décadas atrás que os primeiros exemplares apareceram e se instalaram nos parques de Curitiba, atraídos pela abundância de água e comida.

Mas, acabaram se tornando símbolo da cidade a partir de uma brincadeira nas redes sociais da Prefeitura de Curitiba, também conhecida como Prefs, em 2013. O posts da Prefs, inicialmente no antigo Twitter, se tornaram entre as mais populares do Brasil com postagens bem humoradas. Ela ficou famosa por sua informalidade e pelo uso de memes de capivara, que suavizavam os posts, e acabaram viralizando e se tornando símbolo da Prefs na rede e depois da própria cidade.

Hoje, as capivaras estão entre as espécies mais amadas em Curitiba e até viraram bichinhos de pelúcia vendidas nas lojas #CuritibaSuaLinda e em outros empreendimentos comerciais. Também inspiraram doces e salgados no seu formato, como pasteis e coxinhas.

Em 2016, ganharam até uma exposição. Grandes capivaras feitas de fibra de vidro fizeram parte da exposição Capi Parade, promovida pelo Shopping Palladium.

Até junho de 2023, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Curitiba monitorava 188 capivaras que existem na capital paranaense, monitoramento esse que foi intensificado a partir de 2015.

Bem Paraná

Para comemorar os 41 anos, o Bem Paraná publica uma série de reportagens especiais. Serão 41 reportagens sobre lugares de Curitiba, 41 sobre manias dos curitibanos, 41 craques de futebol do Paraná e 41 bandas e músicos da capital paranaense.

O aniversário é comemorado no dia 17 de junho.

A matéria acima faz parte do caderno sobre Lugares e coisas de Curitiba. Cada canto tem uma história. Cada esquina, um segredo. Curitiba, cidade metrópole, é assim. Com seus 331 anos, diversificada e cheia de causos. E contar as histórias de Curitiba sempre foi uma das missões do Jornal Bem Paraná, desde os idos de 1983, quando nasceu como Jornal do Estado.