risco de incendio
Mapa de risco do Paraná está predominantemente vermelho (Reprodução/Simepar)

Quase todo o Paraná está em risco muito alto ou alto para incêndios ambientais ou florestais nesta segunda-feira (12). O mapa de risco do Sistema de Tecnologia de Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) mostra uma grande área em risco vermelho, que representa risco muito alto para as ocorrências.

Essa área abrange desde o Norte Pioneiro, Norte, Noroeste e Centro-Sul. Outras partes estão em alerta laranja, que significa risco alto no Oeste, divisa com São Paulo e Leste do Estado. Apenas uma pequena porção está em risco amarelo, que representa risco médio, no Litoral do Paraná.

Com o tempo seco devido à massa de ar polar e as geadas desde o fim de semana, o cenário fica propício para os incêndios na vegetação. Por isso o alerta do Simepar, para que as pessoas tomem mais cuidados neste período.

Geadas estão previstas nos próximos dias e risco de incêndios segue alto

Nesta terça-feira (13), a massa de ar frio segue atuando sobre o Paraná. Assim, as condições ainda são para a formação de geada nas regiões da metade sul paranaense. Entre o centro sul e o sul do estado, as condições são favoráveis para geada moderada a forte, principalmente áreas mais baixas.

Na quarta-feira (14), seguem as condições para formação de geada nas regiões da metade sul do estado, principalmente entre o centro sul, sul e Campos Gerais.

Na quinta-feira (15), a massa de ar frio começa a perder força, mas ainda há condições para a formação de geada entre o centro sul e sul do estado, principalmente áreas mais baixas.