IAP multa empresa de fertilizantes de Paranaguá

Bem Paraná

O escritório regional do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) de Paranaguá autuou, ontem, a Heringer Fertilizantes S/A – localizada no quilômetro 10,53 da BR-277, rodovia que liga Paranaguá a Curitiba. A empresa foi multada em R$ 60 mil, pela emissão de gases na atmosfera, acima dos padrões ambientais permitidos pela legislação.

Esta é a segunda multa emitida contra a empresa em menos de um mês. Em 28 de janeiro, a Heringer já havia sido autuada pelo IAP, em R$ 80 mil, devido ao despejo de efluentes em desacordo com a Resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) 357/2005. A resolução prevê que o lançamento de sulfatos em corpos hídricos não deve ultrapassar 250 miligramas/litros, enquanto a Heringer lançava 400 miligramas/litro de sulfato na Bacia do Rio Cachoeira.

“A empresa terá prazo de 60 dias para adequar os equipamentos de acordo com as normas vigentes. Além disso, os técnicos que licenciaram a empresa vão continuar acompanhando e monitoramento a adequação dos procedimentos”, declarou o presidente do IAP, Vitor Hugo Burko. Caso as determinações não sejam cumpridas dentro do prazo a Heringer poderá receber multa diária por desrespeito às exigências anteriores.