iat
IAT apreendeu cativeiro com 33 aves irregulares em Paranavaí, no Noroeste do Paraná (Foto: IAT PARANAVAÍ)

Um cativeiro irregular em Paranavaí, no Noroeste do Estado, foi descoberto nesta segunda-feira (13 de janeiro) por técnicos do Instituto Água e Terra (IAT) após o órgão receber uma denúncia anônima. O relato que chegou ao órgão apontava que o proprietário de uma casa no município estava mantendo várias aves sem as devidas autorizações. Ao vistoriar o local, a equipe apreendeu 33 aves mantidas irregularmente e 40 gaiolas. O responsável será ainda autuado após a finalização da análise da anilha dos animais.

Entre as aves resgatadas, estão 14 papas-capim-de-coleira (Dolospingus fringilloides), nove trinca-ferros (Saltator similis), três canários-da-terra (Sicalis flaveola), um sangrinho (Coryphospingus cucullatus), um tiziu (Volatinia jacarina), um bico-de-pimenta (Saltator fuliginosus), uma patativa (Sporophila plumbea), uma cravina (Coryphospingus pileatus), um galo-da-campina (Paroaria dominicana) e um azulão (Cyanoloxia brissonii).

As aves ainda passarão por uma avaliação para saber se podem retornar à natureza ou se devem ser encaminhadas para um criadouro legalizado.

DENUNCIE 

Ao avistar animais machucados ou vítimas de maus-tratos, tráfico ilegal ou cativeiro irregular, o cidadão deve entrar em contato com a Ouvidoria do Instituto Água e Terra ou da Polícia Militar do Paraná.

Se preferir, a pessoa pode ligar para o Disque Denúncia 181 e informar de forma objetiva e precisa a localização e o que aconteceu com o animal. Quanto mais detalhes sobre a ocorrência, melhor será a apuração dos fatos e mais rapidamente as equipes conseguem fazer o atendimento.