00507318
Idoso vivia em abandono em Curitiba (Foto: Divulgação)

Um homem de 93 anos foi resgatado de uma situação de abandono e vulnerabilidade extrema no bairro Caximba, em Curitiba. O idoso, que vivia em condições insalubres ao lado de dezenas de animais e sofria de hipertensão e diabetes, já está em segurança, acolhido na casa da filha, no bairro Novo Mundo.

A situação foi descoberta após uma denúncia anônima recebida pelo canal 156 da Prefeitura, no dia 10 de julho. No dia seguinte, uma equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano (SMDH) visitou a residência e encontrou o homem mal agasalhado, com ferimentos na perna, roupas sujas e rodeado por fezes de animais espalhadas pelo chão. No local, havia dezenas de cães e gatos.

Segundo os profissionais, o cenário representava negligência grave, uma forma de violência prevista no Estatuto do Idoso. Além disso, a casa apresentava problemas de higiene, inclusive na alimentação e nas roupas.

Atendimento envolveu várias equipes

A ação mobilizou uma equipe multidisciplinar, incluindo profissionais da Unidade de Saúde Caximba, que realizaram os primeiros atendimentos médicos. O relatório elaborado serviu de base para a atuação do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), responsável por localizar a filha do idoso.

O Ministério Público também foi notificado, e o idoso foi rapidamente levado para a casa da filha, onde passou por uma transformação.

Dias depois, os técnicos do Creas visitaram o homem novamente, já em seu novo lar. Eles encontraram o idoso com banho tomado, roupas limpas e acomodado em um quarto bem organizado. A acolhida familiar evitou que ele fosse levado para uma instituição de longa permanência.

Sem a filha, ele teria sido encaminhado a uma Instituição de Longa Permanência (ILPI).

Situação dos filhos e animais será investigada

Apesar do acolhimento bem-sucedido, o caso ainda não está encerrado. A SMDH informou que vai continuar acompanhando a situação social do idoso e também avaliar o contexto dos três filhos que viviam com ele.