Localizada no alto de uma colina e erguida por imigrantes poloneses, a Paróquia Santa Cândida recebeu uma nova iluminação, cênica, na noite de sexta-feira (29 de agosto). A novidade torna ainda mais marcante a igreja em estilo neogótico e faz parte das comemorações da Festa da Padroeira Santa Cândida 2025.
“Hoje é dia de festa no Santa Cândida. Curitiba é uma cidade de muitos povos. No ano que comemoramos 150 anos da imigração polonesa, inauguramos a iluminação da igreja”, declarou o prefeito Eduardo Pimentel, presente no evento. Ainda segundo ele, a iluminação cênica, além de ser relevante pelo aspecto da segurança, também tem importância pelo fato da cidade ser destino do turismo religioso.
O Padre Leonardo Ulbrich lembra ainda que a data escolhida para celebrar a padroeira Santa Cândida marca também a colonização da região. Além disso, ele também agradeceu a instalação da iluminação. “Esse era um desejo de toda a comunidade” disse ele, ao lado de Dom Adenis de Oliveira, bispo auxiliar da Arquidiocese de Curitiba. “E será importante para destacar a história e a beleza da arquitetura”, completou o bispo.
Identidade cultural
Diferente da iluminação tradicional, a cênica valoriza elementos da edificação, dá graça aos contornos de construções históricas, como a Paróquia Santa Cândida. As luzes cênicas são um presente do Município pelo reconhecimento da trajetória dos europeus na capital paranaense.
A nova iluminação utiliza tecnologia LED, que proporciona mais eficiência e menor consumo energético.
Igreja do Santa Cândida
Localizada na Rua Padre João Wislinski, o prédio atual, cuja arquitetura é inspirada nas igrejas medievais dos séculos XII a XV, começou a ser construído em 1929 e foi inaugurado em 1936. Junto havia uma capela, que se demoliu em 1940. Atualmente, a edificação é uma Unidade de Interesse de Preservação.