Badalada rua de Curitiba ganha iluminação charmosa; saiba quando chegará à periferia

SMCS, editada por Ana Ehlert
00510278

Badalada rua do Batel ganha iluminação charmosa e moderna. (Isabella Mayer/SECOM)

O polo gastronômico do Batel, localizado na Rua Bispo Dom José, está ainda mais charmoso. O local reconhecido pela grande circulação de pessoas, comércios, escolas e apelo turístico, recebeu melhorias na iluminação pública, com a substituição das luminárias convencionais por tecnologia LED.

Leia mais:

A modernização do sistema foi desde a Praça Miguel Couto, conhecida como Pracinha do Batel, até o Largo Aníbal Guimarães Carneiro, já na Avenida Nossa Senhora da Luz, no bairro Seminário.Com isso, Curitiba chega a 146 mil pontos já modernizados por toda a cidade.

O trecho, de aproximadamente 780 metros, recebeu 83 luminárias que, além de padronizar e modernizar o sistema de iluminação pública, utilizam uma tecnologia que reduz o consumo de energia em relação à iluminação tradicional, gerando economia para o município. As luminárias de LED também possuem vida útil mais longa, o que reduz os custos com manutenção e, consequentemente, diminui o impacto ambiental.

Nova iluminação deixa espaço mais visível e seguro

Antes da modernização,  a iluminação era mais fraca, deixando partes da via e calçadas pouco visíveis, com sombras (manchas escuras e variação de tons laranja, amarelado e azul). Já com as luminárias de LED, vias e calçadas ficaram mais clara, com iluminação homogênea, alcançando toda a extensão da rua e reduzindo sombras.

Os trabalhos foram realizados à noite, sempre após as 22 horas, para minimizar o impacto no trânsito da região e foram concluídos na última semana. O serviço foi executado pela concessionária Engie Soluções Cidades Inteligentes, com acompanhamento e fiscalização da Secretaria Municipal de Obras Públicas.

Paisagem acolhedora da região do Batel

O secretário municipal de Obras Públicas, Luiz Fernando Jamur, explica que a luz mais eficiente amplia o conforto para quem circula pelo local, melhora a sensação de segurança e torna a paisagem mais acolhedora, sobretudo no período noturno.

“A Rua Bispo Dom José é uma região de forte apelo turístico, com intensa movimentação de pedestres, ciclistas e veículos. Com a nova iluminação, a via passa a contar com melhor visibilidade, segurança viária e valorização do espaço urbano, consolidando-se como um dos principais eixos de mobilidade e convivência da cidade”, afirma Jamur.

A medida também contribui com a sustentabilidade e com a meta da Prefeitura de tornar Curitiba cada vez mais moderna, segura e atrativa aos moradores e visitantes, preservando e valorizando os bairros.

Com 146 mil pontos já modernizados, o processo de substituição por luminárias de LED já alcançou 88% da iluminação pública da cidade, tornando o sistema mais eficiente e reduzindo os gastos com energia. A maioria das substituições (90%) foi feita no sistema viário e os outros 10% realizados em praças e logradouros.

Periferia começa a receber LED em 2026

Tony Malheiros, diretor do Departamento de Iluminação Pública, destaca que a eficientização da iluminação, com a substituição por LED, está gerando mais de 50% de economia no consumo de energia, além de melhorar a qualidade da iluminação.

“Também é importante destacar que iniciamos as modernizações pela periferia, nos bairros mais distantes do Centro. Neste ano, a partir do programa de redesenvolvimento do Centro, concentramos os serviços nas vias da regional Matriz. Desde janeiro, foram instaladas 2.000 luminárias de LED em 94 ruas do Centro, Centro Cívico e São Francisco”, diz Malheiros.

A previsão do município é que, até 2026, todos aos logradouros contem com iluminação em LED. Além das vias, a substituição das luminárias convencionais por LED também está sendo feita em praças, parques, jardinetes e largos de diferentes regiões da cidade. Nesses espaços, serão substituídos 15 mil pontos, sendo 50% deles ainda até o início do próximo ano.