whatsapp_image_2025-08-19_at_16.36.22
Os acessos viários da Ponte de Guaratuba (Foto: Consórcio Nova Ponte)

A aguardada Ponte de Guaratuba, no Litoral do Paraná, já tem 70% das obras concluídas. A previsão é que sua inauguração aconteça junto à primeira edição da Maratona Internacional do Paraná, marcada de forma prévia para 5 de abril de 2026.

O Consórcio Nova Ponte divulgou nesta terça-feira (19) novas imagens dos acessos viários, mostrando como ficarão ciclovias, áreas para pedestres, rotatórias e paisagismo.

Os registros inéditos mostram ciclovias, rotatórias, áreas para pedestres, paisagismo e a divisão de fluxos para melhorar a fluidez do trânsito. Com 3,07 km de extensão total, a estrutura vai ligar Guaratuba a Matinhos, reduzindo a dependência do ferry boat e encurtando viagens no Litoral.

O que revelam as imagens

No lado de Guaratuba, o acesso terá cerca de 940 metros, incluindo uma rotatória que vai conectar o Centro da cidade e a Praia de Caieiras. Já em Matinhos, o trecho tem 880 metros e dá acesso à comunidade de Cabaraquara, margeando o Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange.

Além do novo sistema viário, as imagens destacam ciclovias e passagens exclusivas para pedestres, reforçando a integração urbana e turística da região.

Como estão as obras

Em julho, os trabalhos se concentraram nas contenções no lado de Guaratuba, com solo grampeado, estaca raiz e tirantes, além do rebaixamento do morro de acesso à região de Caieiras.

A previsão é movimentar 200 mil m³ de terra e aplicar 50 mil m² de pavimentação, incluindo reforço do solo e revestimento asfáltico.

Por que a ponte é tão esperada

A obra vai substituir o transporte por ferry boat entre Guaratuba e Matinhos, reduzindo filas históricas, principalmente na temporada de verão. Além disso, deve impulsionar o turismo, facilitar o escoamento da produção e valorizar a integração do Litoral.