Um incêndio destruiu a unidade da empresa Essencis Soluções Ambientais, na Cidade Industrial de Curitiba,  na manhã de ontem. A empresa fica o lado da Casa de Custódia. Pelo menos sete caminhões e algumas viaturas do 1º Grupamento do Corpo de Bombeiros foram usadas no combate ao fogo, que deve durar ainda mais dois dias. “Centenas de galões de 100 litros com produtos químicos estavam armanezados, o que potencializou as chamas e causou explosões. A minha estimativa é de que serão necessários dois dias para controlar o incêndio, todos os bombeiros que estavam de folga foram chamados para revezar os plantões”, disse o coronel Pombo do Corpo de Bombeiros.
O telhado de parte da empresa despencou, o que deve acontecer com o restante da estrutura. A cada explosão, galões eram vistos sendo lançados a mais de 100 metros de altura.

Como a Casa de Custódia de Curitiba fica ao lado da empresa, os bombeiros ainda tinham que avaliar a possibilidade de transferência dos presos dependendo da direção do fogo, o que não foi necessário, mas deixou o trabalho ainda mais tenso.
A empresa Essencis tem sedes em cinco estados brasileiros. A unidade de Curitiba trabalha com tratamento de água e de resíduos, que processa para transformar em combustível alternativo. Segundo os bombeiros, o fogo se alastrou ainda mais rapidamente devido os produtos químicos que são armazenados dentro dos barracões. A área de 225 mil m2 comporta uma estação de tratamento de efluentes, barracões de armazenamento de resíduos para reaproveitamento e laboratórios.