Indústria e serviços do Paraná crescem acima da média nacional

Redação Bem Paraná
industria

Indústria do Paraná “carrega” a média nacional (Gilson Abreu/Arquivo AEN)

No mês de março, os setores de serviços e a indústria do Paraná apresentaram crescimento. Em ambas, a alta ficou acima da média nacional.

O Paraná registrou um aumento de 15,1% no volume de produção industrial em março deste ano em comparação com o mesmo mês de 2024, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados nesta quarta-feira (14). O desempenho foi o maior entre os estados e ficou muito acima da média nacional, que teve crescimento de apenas 3,1% no mesmo período.

Além dos números positivos de março, o Paraná também acumula o segundo maior crescimento industrial do País em 2025, com alta de 7,1% nos três primeiros meses deste ano.

No comparativo entre fevereiro e março, a variação também foi positiva em nível estadual, com aumento de 0,8% na produção

Serviços — O setor de serviços do Paraná cresceu 1,2% em março de 2025 na comparação com fevereiro, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O aumento é quatro vezes superior à variação nacional no período, que foi de 0,3%.

De acordo com o IBGE, o crescimento paranaense ao longo do mês foi o que mais impactou para o avanço do setor em todo o Brasil, atrás apenas do Rio de Janeiro, que registrou alta de 2,3%. Outros estados com prestação de serviços importantes para o setor em nível nacional, por outro lado, registraram queda, como São Paulo (-0,2%) e Rio Grande do Sul (-0,9%).

No acumulado do ano, considerando o período entre os meses de janeiro e março, o crescimento do Paraná também foi de 1,2%.