Paraná Reta final

Iniciadas em março de 2024, obras em importante avenida de Curitiba terminam em fevereiro

Obras de requalificação da avenida entram na última etapa da pavimentação em concreto

Redação Bem Paraná com SMCS
victor ferreira do amaral

Obras de requalificação viária da Avenida Victor Ferreira do Amaral, no Tarumã entram na última etapa da pavimentação em concreto (Foto: Ricardo Marajó/SMCS)

As obras de requalificação da Avenida Victor Ferreira do Amaral, no Tarumã, em Curitiba, entraram nesta semana na reta final, com previsão de conclusão da nova pavimentação em concreto para fevereiro. A avenida integra o Lote 4 de obras do projeto do Novo Inter 2 e vai servir como corredor do transporte entre Curitiba e Pinhais.

Após a finalização, todas as faixas serão liberadas ao trânsito, melhorando significativamente a mobilidade na região. Neste momento, o trânsito está liberado com bloqueios pontuais e parciais apenas nos locais onde a empresa trabalha para finalizar a pavimentação.

A avenida é uma das mais importantes da cidade, dá acesso a vários bairros e faz ligação de Curitiba com os municípios de Pinhais e Piraquara. Ela está sendo completamente requalificada para a circulação dos ônibus elétricos do Novo Inter 2. São 3.866 metros de intervenções, divididos entre as duas pistas.

Conexão com a Região Metropolitana
O trecho de obras vai da Rua Dom Manuel da Silveira D’Elboux até a Professor Eduardo Correia de Lima. São 1.990 metros de melhorias na pista da direita e 1.876 metros na pista da esquerda.

O conjunto de intervenções responde a uma demanda intensa de tráfego em uma área de conexão com a região metropolitana, com impacto positivo na rotina de deslocamento de milhares de pessoas.

A obra inclui a implantação de uma faixa extra por sentido dedicada ao transporte público, para permitir que o Inter 2, o Interbairros II e outras linhas de ônibus circulem sem competir com o tráfego geral, proporcionando viagens mais rápidas e beneficiando os usuários de ônibus.

O uso de ônibus elétricos na frota do transporte coletivo reduzirá a emissão de CO2, resultando em menor poluição e mais saúde para os cidadãos de Curitiba.

Calçadas novas
A revitalização também contempla novas calçadas, ciclovia, reforma e ampliação de pontos de estação-tubo, iluminação, sinalização viária e arborização, além do novo sistema de drenagem, que já foi instalado para garantir a durabilidade da obra e evitar alagamentos.

Ritmo acelerado
As obras, iniciadas em março do ano passado, avançam trecho a trecho, com os serviços agora em ritmo acelerado para concluir a pavimentação em concreto rígido. Essa etapa permitirá a liberação completa da pista ao trânsito. A finalização das novas calçadas, amplas e acessíveis, e do paisagismo não exigirá interrupção para os motoristas.

Pontos de concretagem
Atualmente, os trabalhos de concretagem estão concentrados em três pontos específicos: próximo ao Ginásio do Tarumã, nos arredores do pátio do Detran e no cruzamento da Avenida Victor Ferreira do Amaral com a Rua Professora Olga Baster – outra via que foi totalmente requalificada e, junto com a Rua Professor Nivaldo Braga, passou a compor um novo binário que conecta os bairros Cajuru e Tarumã, reforçando outro importante programa de mobilidade urbana na cidade, o BRT Leste-Oeste.

Após a conclusão das obras, a via terá um novo corredor verde com o plantio de espécies nativas, como Manacá-da-serra.

Além da Avenida Victor Ferreira do Amaral, o Lote 4 do Inter 2 é formado pelas ruas Hayton da Silva Pereira e 21 de Junho, que também estão na fase final das obras, e pelas ruas Osmário de Lima e Engenheiro Alberto Monteiro de Carvalho, já finalizadas, que formaram um novo binário no Capão da Imbuia, inaugurado em 19 de novembro.