
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) ampliou no final desta manhã de terça-feira, 23 de janeiro, de janeiro, o alerta laranja para chuvas intensas na faixa leste do Paraná. Estão nesta região todos os municípios do litoral do Estado e de parte da Região Metropolitana de Curitiba (RMC).
Confira a lista:
Antonina
Bocaiúva do Sul
Campina Grande do Sul
Guaraqueçaba
Guaratuba
Matinhos
Morretes
Paranaguá
Pontal do Paraná
São José dos Pinhais e
Tijucas do Sul.
Segundo o alerta, há risco para chuva entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia. O alerta vale até a manhã desta quarta-feira, 24 de janeiro.
Dados do Sistema de Tecnologia de Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), apontam o acumulado de chuvas até as 11 horas desta terça-feira, 22, na Praia de Leste/Matinhos foram 68,2 mm, em Guaratuba, 58,0 mm e em Paranaguá, 24,2 mm.
No final de semana, o Litoral do Estado já foi atingido por chuva forte. No sábado (20), o volume foi grande em Matinhos e Pontal do Paraná, que chegaram a cancelar as apresentações do Verão Paraná naquela noite.
No sábado (20), Guaratuba registrou 107 milímetros de chuva. Em Pontal do Paraná foram 86 mm e em Matinhos, 65,8 mm.
Em caso de emergências, informações devem ser consultadas junto à Defesa Civil, pelo telefone 199, e ao Corpo de Bombeiros pelo telefone 193. Problemas relacionados a cortes no fornecimento de energia e quedas de postes devem ser relatadas à Copel pelo telefone 0800 51 00 116.
- Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas;
- Não estacione veículos próximo a torres de transmissão e placas de propaganda;
- Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia;
- Mantenha distância de locais onde haja fios rompidos ou postes quebrados.