O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para risco de fortes chuvas. O aviso cobre 27 municípios do Litoral do Paraná e da Grande Curitiba. (Ver abaixo).
Leia mais:
- Projeto social da Grande Curitiba alaga e 300 crianças estão em risco; veja fotos e como ajudar
- Após onda de calor, chuva chega a Curitiba, derruba árvores e causa alagamentos em ruas e até em shopping
- Defesa Civil do Paraná emite alerta a moradores de Guaratuba; chuva causa cheia momentânea de rio
A previsão é de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia com ventos intensos (60-100 km/h). Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. O alerta e válido até as 10 horas deste sábado, 15.
Municípios em alerta de tempestade
1 Adrianópolis
2 Almirante Tamandaré
3 Antonina
4 Araucária
5 Bocaiúva do Sul
6 Campina Grande do Sul
7 Campo Largo
8 Campo Magro
9 Cerro Azul
10 Colombo
11 Curitiba
12 Fazenda Rio Grande
13 Guaraqueçaba
14 Guaratuba
15 Itaperuçu
16 Mandirituba
17 Matinhos
18 Morretes
19 Paranaguá
20 Pinhais
21 Piraquara
22 Pontal do Paraná
23 Quatro Barras
24 Rio Branco do Sul
25 São José dos Pinhais
26 Tijucas do Sul
27 Tunas do Paraná
Mais cedo, o Simepar explicou que a sexta-feira segue com ar bastante aquecido no estado do Paraná. “A diferença em relação à quinta-feira é que não há presença de frente fria sobre o oceano. Por isso, os eventos previstos, principalmente a partir da tarde, ocorrem de forma mais pontual. Isso não significa que nós não teremos tempestades, mas a possibilidade é um pouco menor em relação à quinta-feira”, disse o meteorologista Samuel Bruan.
A chuva pode ser mais forte em um curto espaço de tempo, entre o centro-sul, Campo Gerais, região de Curitiba e também no litoral do estado.
“Para o sábado, a situação muda muito pouco, ou seja, basicamente nós temos uma situação de verão com chuva a partir da tarde, mas condição para precipitação em praticamente todo o interior do estado”. disse.
No domingo, volta uma preocupação um pouco maior em função de mais uma frente fria que deve avançar na altura do sul do Brasil e por isso o número de áreas de chuva ou até mesmo linhas de instabilidade aumenta aqui no estado e isso acaba possibilitando uma maior condição para a ocorrência de tempestades. “Então entre domingo e segunda-feira o risco de tempestades aumenta novamente no Paraná”, afirmou.