Integração temporal: veja as linhas possíveis e outras dúvidas

Mario Akira
integracao temporal

Integração temporal (Foto: Brunno Covello/SMCS)

Nesta quinta-feira (14), o prefeito Eduardo Pimentel anunciou a integração temporal entre as linhas de ônibus da Praça Rui Barbosa, transformando o local, de grande fluxo de pessoas, em um terminal a céu aberto e beneficiando 55 mil pessoas por dia.

Tire suas dúvidas sobre o projeto:

O que é integração temporal?

É uma integração – em que o passageiro pode trocar de linha sem pagar uma nova passagem – que não ocorre em um mesmo espaço físico, como em terminais e estações-tubo e é realizada por um tempo pré-definido. Também há integração temporal entre o transporte coletivo e equipamentos urbanos, como Ruas da Cidadania, Mercado Municipal Capão Raso, Armazéns e Sacolões da Família, em que o passageiro não paga a tarifa na volta.

Como será a integração temporal na Rui Barbosa?

Até agora, a Praça Rui Barbosa funcionava como um terminal a céu aberto, com várias linhas de ônibus, mas sem integração entre elas, que é uma característica dos demais terminais. A partir desta quinta-feira (14/8), o passageiro poderá fazer integração entre 39 linhas convencionais com 4 linhas expressas. E também entre as linhas expressas, interligando os eixos Centro/Sul com Leste/Oeste.

Como vai funcionar?

A integração temporal vai funcionar de duas formas. A primeira entre as linhas convencionais – que ligam os bairros ao Centro – e as linhas expressas 603- Pinheirinho/Rui Barbosa, 303-Cententário/Campo Comprido e 302-Cententário/Rui Barbosa. Serão beneficiadas 44 mil pessoas nessa conexão.

A segunda novidade é a integração entre os eixos Centro/Sul e Leste/Oeste com a conexão entre as linhas expressas 603- Pinheirinho/Rui Barbosa com 303-Cententário/Campo Comprido Leste e 303- Centenário/Campo Comprido Oeste e 302-Cententário/Rui Barbosa. Cerca de 11 mil pessoas utilizam essas linhas nos dias úteis.

O que é necessário para fazer a integração?

A integração funciona exclusivamente com o cartão-transporte Urbs (usuário e estudante). O tempo de integração entre convencionais e expressos é de uma hora e entre os expressos é de dez minutos. A Urbs vai fazer uma avaliação nos primeiros dias da integração na Rui Barbosa e poderá ampliar esse tempo de integração se houver necessidade.

Como faço para validar a integração?

Entre os expressos, o passageiro valida o seu cartão na sua origem normalmente, passa novamente o cartão no validador de integração na sua estação de desembarque e em seguida passa o cartão na catraca da próxima linha.

Entre convencionais e expressos, basta passar o cartão na sua origem, descer do veículo e passar no validador na estação ou ônibus seguinte. Não há necessidade de utilizar o validador de integração.

Quais linhas farão integração?

São 39 linhas convencionais: 160 – Mercês/Guanabara; 265 – Ahu/Los Angeles; 360 – Novena; 365 – Jardim Social/Batel; 385 – Cristo Rei; 387 – Palotinos; 461 – Santa Bárbara; 462 – Petrópolis; 465 – Erasto Gaertner; 468 – Jardim Centauro; 471 – Vila São Paulo; 472 – Uberaba; 474 – Jardim Itiberê; 475 – Canal Belém; 477 – Vila Macedo – Guabirotuba; 560 – Alferes Poli; 561 – Guilhermina; 661 – Lindóia; 662 – Dom Ático; 663 – Vila Cubas; 665 – Vila Rex; 666 – Novo Mundo; 670 – São Jorge; 671 – Portão; 673 – Formosa; 674 – Nossa Senhora da Luz; 701 – Fazendinha; 703 – Caiuá; 706 – Caiuá/Fazendinha/Centro; 760 – Santa Quitéria; 761 – Vila Izabel; 762 – Vila Rosinha; 777 – Vila Velha; 778 – Cotolengo; 801 – Campina do Siqueira/Batel; 860 – Vila Sandra; 861 – Tramontina; 862 – Barigui; e 863 – Água Verde.
E 4 linhas expressas urbanas: 302 – Centenário/Rui Barbosa; 303 – Centenário/Campo Comprido Leste; 303 – Centenário/Campo Comprido Oeste; e 603 – Pinheirinho/Rui Barbosa.

Posso integrar entre convencionais?

Não, a integração é entre convencionais com expressos e expressos com expressos.

Posso pegar a linha Centenário/Campo Comprido no sentido Leste e integrar com a mesma linha sentido Oeste?

Não, a ideia da integração é que o passageiro continue seu caminho com a integração e ela não sirva para retorno ao destino original.

Haverá mais integração temporal?

Sim, o prefeito Eduardo Pimentel determinou que seja implantada a integração na Praça Carlos Gomes.

Posso usar o cartão avulso, ou cartões de débito e crédito, para integrar?

Não. São aceitos apenas os cartões usuário e estudante.

Como faço o cartão-transporte?

A confecção da primeira via do cartão-transporte é gratuita e fácil. O usuário deve agendar atendimento pelo site da Urbs e depois comparecer na unidade para qual realizou o agendamento, em uma das dez administrações regionais. Agende aqui.

É necessário levar ao local de atendimento um documento de identificação com foto, CPF e comprovante de endereço.

Todas as unidades trabalham de segunda a sexta, das 10hàs 16h. Além disso, o Urbs Móvel, ônibus itinerante que oferece serviços ligados ao transporte coletivo, também faz a primeira e a segunda via do cartão-transporte, de segunda a sexta, das 10h30 às 15h. Confira AQUI a programação.