José Fernando Ogura/AN-PR – Estudantes com boas notas poderão concorrer às vagas de intercâmbio

A lista com o nome dos estudantes aprovados para fazer um intercâmbio da França e Holanda foi divulgada neste sábado,11, pela Fundação Araucária. Os alunos foram os selecionados para as edições do Programa Ganhando o Mundo da Ciência para intercâmbios na Holanda, em parceria com a Universidade de Wageningen, e na França, em parceria com Universidade Tecnológica de Compiègne (UTC).

Leia mais:

Na parceria com a UTC são quatro estudantes de graduação – da Universidade Federal do Paraná, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná e do Centro Universitário Integrado.

A previsão de embarque é a última semana de julho para um curso de um mês de francês, antes de iniciarem os estudos na Universidade Tecnológica de Compiègne, pelo período de setembro de 2025 a janeiro de 2026.

Na parceria com a Universidade de Wageningen foram aprovados um estudante de graduação, um de estudante de doutorado e um de estudante de pós-doutorado, da Universidade Federal do Paraná, para pesquisas no Departamento de Agrotecnologia e Ciência Alimentar.

O período do intercâmbio do estudante de graduação será entre agosto de 2025 e janeiro de 2026. Para doutorado e pós-doutorado, entre novembro de 2025 e abril de 2026. A previsão de embarque é uma semana antes do início das aulas.

Programa de intercâmbio de estudantes da rede estadual de ensino

O Programa Ganhando o Mundo da Ciência é uma inciativa do Governo do Paraná, por meio da Fundação Araucária e da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), que tem como objetivo proporcionar aos alunos de graduação, que estão ou estiveram em estágio de Iniciação Científica, e aos pesquisadores (mestrado, doutorado e pós-doutorado) do Paraná, a oportunidade de realizar mobilidade internacional por um período de até seis meses, a depender das áreas prioritárias para a consolidação da cooperação internacional.

O programa visa promover o fortalecimento da produção científica, tecnológica e de inovação em rede por meio da concessão de apoio financeiro para a realização de mobilidade internacional em projetos que demonstrem aderência ao “Paraná 2040 – Rotas Estratégicas de Ciência, Tecnologia & Inovação (CT&I).”

O primeiro grupo de estudantes e professores participantes do Programa Ganhando o Mundo da Ciência foi em março deste ano para Kyoto, no Japão.

Lista de aprovados:

França – Universidade Tecnológica de Compiègne (UTC)

Holanda – Universidade de Wageningen