Paraná Na fronteira

Ponte do século passado na fronteira com Paraguai será interditada. Saiba quando e motivo

Editada por Ana Ehlert
mapa ponte

Ponte Internacional da Amizade terá interdição parcial em setembro para obras de manutenção e conservação. (Divulgação EPR Iguaçu)

Quem estiver planejando fazer compras no Paraguai, nos dias 23 e 24 de setembro, poderá enfrentar mais filas e demora na travessia da Ponte da Amizade. Isso pode ocorrer por conta de obras de repardo anunciadas nesta terça, 16, pela EPR Iguaçu, concessionária responsável pela gestão de 662 quilômetros de rodovias nas regiões Oeste e Sudoeste do Paraná.

Leia mais:

A Ponte Internacional da Amizade, em Foz do Iguaçu, a fim de garantir a segurança dos usuários e das equipes, deve ter interdição parcial do tráfego. A concessionária explicou que o bloqueio será por meio do sistema Pare e Siga.

A Ponte Internacional da Amizade, ou simplesmente Ponte da Amizade, foi construída durante as décadas de 1950 e 1960.  Ela está sobre o rio Paraná e liga o Brasil e o Paraguai.

“Esses trabalhos integram o cronograma de manutenção previsto no contrato de concessão, e têm o objetivo de aprimorar a trafegabilidade e segurança viária. Na Ponte da Amizade, já realizamos o trabalho de sinalização horizontal e monitoramento do pavimento e agora, nesta nova etapa de trabalhos, vamos executar melhorias nas juntas de dilatação do dispositivo. Essas juntas têm o papel de absorver possíveis dilatações da estrutura, causadas pelo aumento da temperatura, por exemplo, e também para mitigar os efeitos da vibração e movimentações registradas na Ponte”, explicou o diretor-executivo da EPR Iguaçu, Silvio Caldas.

Operação e interdição da ponte

A fim de causar o menor impacto possível no tráfego e garantir a segurança dos usuários e equipes durante a realização dos trabalhos, será necessária a interdição parcial da Ponte, adotando o sistema Pare e Siga para organização do fluxo de veículos nas duas extremidades.

As melhorias serão executadas em dois dias, no período da noite e madrugada. Os trabalhos da primeira etapa terão início às 23h de segunda-feira (22/09) e término às 4h30, madrugada de terça-feira (23/09).

Ainda no dia 23, serão iniciados os trabalhos da segunda etapa. Às 23h o tráfego passará a fluir novamente em Pare e Siga e seguirá desta forma até às 4h30 da quarta-feira (24/09).

Os processos de planejamento e operacionalização da interdição foram devidamente validados por todos os órgãos envolvidos na operação da Ponte, de ambos países.

Em caso de condições climáticas adversas, os serviços poderão ser reprogramados.

Segurança e orientação aos usuários

Durante a operação, a sinalização será reforçada e equipes da concessionária e Polícia Rodoviária Federal estarão posicionadas nos trechos de intervenção para orientar os motoristas.

A EPR Iguaçu reforça a importância de redobrar a atenção, respeitar os limites de velocidade e seguir a sinalização ao trafegar pelas áreas em obras.

Canais de informação

Usuários que precisarem de suporte podem acionar os serviços gratuitos de atendimento médico e mecânico pelo número de emergência 0800 277 0163.

Mais informações estão disponíveis nos canais oficiais da concessionária:

Instagram

X: @epr.iguacu

Canal do WhatsApp: https://x.gd/bhZS3.