Paraná

‘Invernico’ derruba temperatura e Curitiba tem tarde com 15ºC; saiba quando calor volta

Ana Ehlert
FRIO E  CHUVA

Frio em Curitiba marcam presença no 'invernico' da primavera (Franklin de Freitas)

A quinta,25, chegou a Curitiba com chuva fraca e frio, de 10ºC. Com a grande cobertura de nuvens, o sol não aparece e à tarde os termômetros não passarão dos 15ºC. E, segundo as previsões, a sexta será uma réplica desta quinta, com temperaturas entre 10°C e 15ºC. Mas esse ‘invernico’ logo no começo da primavera já tem data para ir embora da Capital. A partir de segundo, 29, o calor começa a voltar e Curitiba vai registrar tardes de 25ºC.

Leia mais:

‘Invernico’ deixa Sul e Leste do Paraná gelados

O meteorologista Fernando Mendes, do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), explica que as temperaturas mais baixas nesta manhã estão no sul do estado, com registros abaixo de 10 °C em alguns pontos. Em General Carneiro a mínima foi de 6,5ºC, conforme mostra a imagem abaixo.

Já na região noroeste, os valores ficam de 8 a 10 °C acima, o que favorece a intensificação dos deslocamentos de ar.

Nessas condições, os ventos variam de moderados a fortes entre o Norte Pioneiro, o centro-sul, o oeste e também o noroeste, onde podem ocorrer rajadas ocasionais.

Nesta quinta, os ventos predominantes são dos quadrantes Leste/Sudeste, o que mantém uma maior concentração de nuvens entre a Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e o Litoral paranaense. Nestes setores há condições para chuvas fracas/chuviscos ocasionais, com baixas temperaturas previstas (pouca variação ao longo do dia).

Já no restante do Paraná, o sol predomina ao longo da manhã e tarde, se destacando maior aquecimento no Noroeste, com máximas de até 28 °C.

Na sexta, 26, o tempo estável segue predominando no interior do Paraná, com temperaturas amenas no amanhecer e elevação nos termômetros pela tarde.

A nebulosidade fica variável em alguns setores (Centro-Sul e Campos Gerais), mas o sol continua sendo destaque nas demais regiões.

Num cenário diferente, a faixa leste (RMC e Litoral) terá maior presença de nuvens, com chuva fraca/garoa ocasional. As temperaturas não se elevam muito no decorrer do dia, e o vento aumenta a sensação de frio.