
O inverno de Curitiba nĂ£o Ă© cinza, Ă© rosa. Desde o fim de semana as cerejeiras começaram a florir na Capital. Espalhadas por bosques, parques, ruas e praças da Capital, alĂ©m do Jardim BotĂ¢nico, elas dĂ£o colorido Ă estaĂ§Ă£o.
As cerejeiras da espĂ©cie Prunus serrulata estĂ£o hĂ¡ mais de 30 anos no Jardim BotĂ¢nico, onde se adaptaram muito bem. Chamadas de Sakura no JapĂ£o, as Ă¡rvores simbolizam renovaĂ§Ă£o e esperança e chamam a atenĂ§Ă£o de curitibanos e turistas. Elas chegaram a Curitiba em 1993, em uma doaĂ§Ă£o do imperador do JapĂ£o para a reforma da Praça do JapĂ£o. Em troca, a cidade mandou ipĂªs ao governo japonĂªs.
Das 120 cerejeiras doadas pelos japoneses, 32 foram plantadas no Jardim BotĂ¢nico, 30 na Praça do JapĂ£o e as demais, na Avenida Sete de Setembro. A florada acontece normalmente em julho e dura poucas semanas.