tempo pedruco
Primavera chegou molhada, mas estabilidade já deve voltar a partir de amanhã (Foto: Luís Pedruco)

O inverno se despediu de Curitiba com uma chuvarada neste domingo e segunda-feira (21 e 22 de setembro). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), entre ontem e o começo da tarde de hoje já se registrou uma precipitação acumulada de 37 milímetros na Capital. A nova estação, a primavera, no entanto, está chegando. E deve trazer consigo o retorno da estabilidade atmosférica, com predomínio de céu claro e sol na cidade no dia de amanhã (23 de setembro), prevê o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar).

Conforme o Inmet, o temporal na cidade teve início no final da tarde de ontem por volta de 18 horas. Ao longo do dia, 8,2 milímetros de chuva precipitaram na cidade. Foi durante a manhã e o começo do dia de hoje, no entanto, que a situação se agravou: 28,8 milímetros de chuva.

Com a chuvarada, estragos. Em Curitiba, pelo menos 62 mil consumidores chegaram a ficar sem energia elétrica. Além disso, 500 mil residências tiveram problema no abastecimento de água. Inclusive, a Estação de Tratamento de Água Iguaçu (ETA) sofreu estragos no dia de ontem, justamente por causa do temporal.

Chegada da primavera e virada do tempo

A primavera, no entanto, começa às 15h19 desta segunda-feira. E a previsão do Simepar é que já não chova mais na cidade a partir desse horário. Para amanhã, a previsão é de “retorno da estabilidade atmosférica, com predomínio de céu claro e sol em diversas regiões”, entre elas a Capital.

As temperaturas, no entanto, devem permanecer amenas nesta terça, variando entre 7 e 20ºC – com mais frio durante a manhã, e aquecimento progressivo a partir das 8 horas, com o termômetro saltando para 20ºC até 14 horas. A partir do fim da tarde volta a esfriar, com queda mais significativa da temperatura a partir das 19 horas.

Para os dias seguintes, a previsão é que o tempo continue relativamente estável na cidade, em novas ocorrências de precipitações, apesar da nebulosidade variável. Entre quinta e sexta-feira, no entanto, deve esfriar bastante – nesses dias, a temperatura máxima prevista, por ora, é de 13ºC.

Previsão para a primavera no Paraná e na Grande Curitiba

Ainda de acordo com o Simepar, a primavera de 2025 tende a ser marcada por temperaturas acima da média, alguns episódios de ondas de calor, e longos períodos sem chuva intercalados por fortes temporais.

A estação tem como característica dias progressivamente mais longos e quentes (em média) à medida que se aproxima do verão. Um dos sistemas que vai influenciar o clima no Paraná a partir da primavera até o primeiro trimestre de 2026 é o fenômeno La Niña, com intensidade fraca de acordo com as previsões dos modelos climáticos em grande escala (que geram as projeções médias de clima para as escalas de tempo de meses a anos).

A chuva na primavera de 2025 deverá ser dentro a ligeiramente abaixo da média histórica no Interior do Paraná, com destaque para as regiões que fazem divisa com Santa Catarina. No Litoral, a expectativa é de chuva dentro da média no trimestre.

Já a temperatura média do ar ficará dentro a acima da climatologia no interior paranaense e dentro a ligeiramente acima da média na Região Metropolitana de Curitiba e Litoral, com previsão da ocorrência de alguns episódios de ondas de calor, principalmente em outubro e dezembro.

Para a Região Metropolitana de Curitiba, em outubro, o volume de chuvas fica entre 100 mm e 190 mm, e as temperaturas entre 14,1°C e 24,7°C. Em novembro, a RMC possui um volume de chuvas entre 86 mm e 132 mm, com temperaturas entre 15°C e 26°C. Em dezembro, a região tem volumes de chuva entre 79 mm e 183 mm, e temperaturas entre 16,8°C e 27,7°C.