20251007WB6688
Itaipu faz história e lança o primeiro barco movido a hidrogênio verde do Brasil. Foto: William Brisida/Itaipu Binacional

A Itaipu Binacional e o Itaipu Parquetec apresentaram nesta terça-feira (7) o primeiro barco 100% movido a hidrogênio verde do país, em um marco histórico para a inovação e a sustentabilidade energética nacional.

A primeira navegação aconteceu nas águas do reservatório da Itaipu, junto à barragem, acompanhada por jornalistas e colaboradores das duas instituições. O momento simbolizou o avanço de mais de uma década de pesquisa sobre o uso do hidrogênio como fonte limpa de energia.

Tecnologia limpa e

Com 9,5 metros de comprimento, 3 metros de largura e peso de 1,5 tonelada, a embarcação tem capacidade para transportar até 9 toneladas. Produzida em alumínio e equipada com sistema fotovoltaico integrado, ela não emite ruídos nem poluentes, e o único resíduo gerado pelo motor é água pura.

Segundo o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, o projeto une duas das principais diretrizes da empresa: a inovação tecnológica e a responsabilidade socioambiental.

Inovação que coloca o Brasil no mapa da energia limpa

O diretor superintendente do Itaipu Parquetec, Irineu Colombo, ressaltou que o barco é resultado da união de diversas frentes de pesquisa em um ecossistema de inovação que busca promover o uso de energias renováveis. “É uma tecnologia que alguns países já estão desenvolvendo e nós temos condições de ajudar o Brasil a acelerar seu uso em barcos, caminhões, ônibus e até aviões”, afirmou.

20251007WB0812-1536×1152

O hidrogênio verde é considerado o combustível do futuro por ser produzido a partir de fontes renováveis, como a energia solar e hidrelétrica, e por não emitir gases de efeito estufa. Itaipu já acumula mais de dez anos de experiência na produção desse tipo de energia dentro do Parquetec.

Potencial para transformar o turismo e o transporte

De acordo com o diretor de Tecnologias do Parquetec, Alexandre Leite, o uso de barcos movidos a hidrogênio tem grande potencial de aplicação, inclusive na própria região do reservatório da Itaipu. Ele cita o transporte de pessoas, atividades de lazer e pesca entre as possibilidades. “É um transporte que pode ser usado para a promoção do turismo sustentável”, explicou.

Com o lançamento do primeiro barco a hidrogênio verde do Brasil, Itaipu reforça sua posição como referência mundial em energia limpa, tecnologia e sustentabilidade, abrindo caminho para uma nova era do transporte ecológico no país.