Já imaginou passar o inverno no Paraná? Frio vira “garoto propaganda” do turismo no Estado

Estado lança nova campanha para atração de turistas no inverno

Redação Bem Paraná com Viaje Paraná
palmas turismo de inverno

Palmas (Foto: Prefeitura de Palmas)

Uma campanha lançada pelo Governo do Paraná tem o objetivo de mostrar serviços e atrativos paranaenses de inverno que atendam as necessidades dos turistas durante a temporada de temperaturas mais baixas.

A campanha lançada através da Secretaria do Turismo e Viaje Paraná – órgão de promoção do setor -, apresenta uma gama de opções aos amantes do frio.

Caracterizado por temperaturas mais baixas por 94 dias, o inverno começa no dia 20 de junho e segue até o dia 22 de setembro. O objetivo da campanha é chamar a atenção para os diversos produtos e atrativos do Paraná.

O Estado tem pousadas charmosas, vinícolas premiadas, cervejarias, atrativos em cidades preparadas para receber e atender os turistas, além de opções de descanso em meio à natureza.

A gastronomia paranaense é preparada para aquecer e agradar a todos os paladares, especialmente aos que gostam de comidas típicas da época, como o pinhão.

A campanha também mostra que o Paraná alia atrativos e serviços que aconchegam na época mais fria do ano com a cultura e a arte. Diversas opções podem ser encontradas no site do Viaje Paraná.

Inverno 2025 pode ter neve?

Os meteorologistas ainda não confirmam se 2025 será um ano de neve no Brasil, mas há chances em algumas cidades do Sul, como acontece em praticamente todos os invernos. Veja a seguir alguns dos destinos onde a neve pode cair nos próximos meses:

Palmas (PR)
Localizada no centro-sul do Paraná, na divisa com Santa Catarina, Palmas está a cerca de 1.115 metros de altitude e é conhecida como a cidade mais fria do estado. Não à toa, já registrou temperaturas de até -10°C. A neve mais recente por lá aconteceu em agosto de 2024, embora o fenômeno não seja garantido a cada inverno.

Urupema (SC)
Urupema ultrapassa 1.300 metros de altitude e chega a registrar cerca de 50 geadas anuais. O frio intenso e frequente faz do município um dos destinos favoritos de quem quer ver neve em Santa Catarina. Durante o inverno, é comum a cidade ficar com a rede hoteleira lotada.

Urubici (SC)
Vizinha de Urupema, Urubici também é bastante procurada pelos turistas em busca da neve. Em 2024, a cidade chegou a registrar temperaturas de -3,6°C. Embora não garanta neve todos os anos, as condições climáticas tornam o fenômeno possível em invernos mais rigorosos.

São Joaquim (SC)
Na Serra Catarinense, São Joaquim é famosa pelas geadas e granizo que ocorrem praticamente o ano todo, até mesmo no verão. Já a neve costuma dar o ar da graça no inverno, como aconteceu em agosto de 2024, atraindo turistas ansiosos por presenciar o fenômeno.

Bom Jardim da Serra (SC)
Bom Jardim da Serra é outro ponto da Serra Catarinense conhecido pelas paisagens branquinhas em dias de neve. Localizada a mais de 1.200 metros acima do nível do mar, a cidade também teve registro de neve em agosto de 2024. As paisagens naturais são cânions, cachoeiras, a Serra do Rio do Rastro com seus mirantes e curvas sinuosas, e a floresta com araucárias.