O Jardim Botânico de Curitiba está recebendo novas melhorias. Nesta semana, a Prefeitura começou a instalação de uma cerca mais moderna e resistente no entorno do parque. Também serão reformados o calçamento interno e os bancos e feita a limpeza geral da estufa principal e da galeria Franz Krajcberg. As obras são resultado de convênio com a empresa Natura. “É uma parceria que traduz a confiança da iniciativa privada em nossa gestão. Graças a esse apoio, a população pode desfrutar com segurança e conforto de um espaço que é referência ambiental e ícone turístico da cidade”, diz o prefeito Beto Richa.

Com dois metros de altura, a nova cerca em metal galvanizado com proteção plástica tem mais durabilidade. A tela será instalada nos 1.900 metros de extensão do Botânico, substituindo a antiga cerca, que tinha mais de 15 anos. A nova cerca segue o mesmo modelo da cerca no entorno bosque de araucária dentro do Jardim Botânico, incluindo a cor verde, que se integra à paisagem do parque.

A instalação da nova cerca deve ser concluída em 30 dias. Na seqüência, começam as obras de reforma das calçadas do jardim francês e dos bancos. Serão reformados 200 metros quadrados de piso.
Para este ano também esta programada a limpeza geral da estufa de vidro que abriga o acervo de plantas raras do ecossistema Floresta Atlântica e da galeria Franz Krajcberg. Os espaços serão lavados duas vezes no ano, em julho e novembro. “A economia proporcionada com a parceria permite à Prefeitura investir em outras áreas de lazer”, diz o secretário municipal do Meio Ambiente, José Antonio Andreguetto.