Hospital Pequeno Príncipe recebe quinta edição do Jardim Literário dos Sonhos

Distribuição gratuita de cinco publicações, performances teatrais, contação de histórias e apresentação musical marcam evento gratuito no dia 30 de agosto

Editada por Ana Ehlert
jardim3

Quinta edição do Jardim Literário será realizado neste sábado, 30, no Pequeno Príncipe. (Divulgação)

Neste sábado, 30 de agosto, o Hospital Pequeno Príncipe sedia a quinta edição do Jardim Literário dos Sonhos. As atividades começam às 10 horas e o evento terá distribuição gratuita de cinco livros. A entrada para o Jardim Literário é gratuita e aberta a toda a comunidade.

Leia mais:

Nesta edição, além dos lançamentos dos livros, o projeto oferece uma contação de histórias do livro infantil O Elefante e a Aranha, com Ithyara Thainá e Thayana Barbosa, a performance teatral “Minha terra tem surpresas onde canta o sabiá” do Malasartes Educação Sensível, além de um show com a banda Rockbugs, formada por seis mulheres, que traz como diferencial o duo de sopros com saxofone e trombone.

O Jardim Literário é um evento que integra literatura, música e saúde integral. Criado para celebrar histórias — reais e imaginadas — que florescem em meio ao cuidado e à infância, ele se propõe a democratizar o acesso ao livro, incentivar a leitura e promover o encontro entre autores e leitores em um ambiente de afeto e conexão, movimentando o maior hospital pediátrico do Brasil. Ao longo das suas quatro edições, lançou 9 publicações de mais de 15 autores independentes e distribuiu mais de 2.900 exemplares, sempre gratuitamente.

Viabilizado pela lei Rouanet, o projeto conta com o patrocínio das empresas Diferpan, Metisa, Produtos Paraná, Master Cargas Brasil e Lavitta e tem como instituição beneficiada o Hospital Pequeno Príncipe.

Os livros que serão distribuídos

O Elefante e a Aranha, de Itaercio Rocha, Nenhum Beijinho à Força e Nenhum Carinho à Força, de Marion Mebes e tradução de Angélica Neri e Gisele Eberspächer, Do Anhangava ao Everest, de José Álvaro da Silva Carneiro, A Rã na Correnteza, de Evandro Marenda, Do Amargo se Fez Doce, de Luciana Patrícia de Morais e Marcela Bertelli.

SOBRE OS LIVROS:

O Elefante e A Aranha, de Itaercio Rocha

É um livro duplo: duas histórias em uma única publicação. Com concepção visual de Gustavo Caboco e ilustrações de Felipe Lui e Livia Deboni, o livro nasce da transposição do álbum musical Encanto de Brincar, gravado em 2012 pelo grupo Mundaréu. O álbum, por sua vez, nasceu do encontro entre Itaercio Rocha, pacientes do internamento do Hospital Pequeno Príncipe e suas famílias que, coletivamente, criaram as letras das canções. As canções ganharam não só contornos literários, mas também cinco delas viraram clipes animados. Os vídeos podem ser conferidos aqui: https://bit.ly/contosencantosdebrincar. Mais informações @oelefanteeaaranha

Nenhum Beijinho à Força e Nenhum Carinho à Força, de Marion Mebes

Com uma abordagem sensível e linguagem acessível, as obras ajudam as crianças a identificar situações de risco, reconhecer seus próprios limites e buscar apoio quando necessário. Ao mesmo tempo, destacam a importância do papel dos adultos no acolhimento, na escuta ativa e na construção de um ambiente protetivo. “Quem decide se quer um beijo ou um carinho é você!” — essa é a mensagem central que estimula o respeito ao corpo e o empoderamento desde a infância. Os livros fazem parte da Campanha Pra Toda Vida – A Violência não Pode Marcar o Futuro das Crianças, promovida desde 2006 pelo Hospital Pequeno Príncipe para dar visibilidade às ações de combate à violência promovidas na instituição. Obras traduzidas por Angélica Neri e Gisele Eberspächer, do original em alemão de autoria de Marion Mebes. Mais informações: https://bit.ly/3SaFyx5

Do Anhangava ao Everest, de José Álvaro da Silva Carneiro

José Álvaro da Silva Carneiro, ambientalista e diretor-corporativo do Complexo Pequeno Príncipe, relata sua experiência de escalada ao Monte Everest em 2002. A obra aborda a sua experiência pessoal, reflexões sobre o meio ambiente e o desafio da escalada, além de conectar a aventura ao contexto do montanhismo no Paraná. Publicado primeiramente como edição de autor, o livro traz um olhar humanista e pessoal sobre as montanhas, sua gente e sua importância.

A Rã na Correnteza, de Evandro Marenda

Com narrativa divertida e ilustrações delicadas, A Rã na Correnteza apresenta o herpetólogo fictício Professor Telmatobius, também conhecido como Tio Neco, que escreve uma carta encantada aos sobrinhos para apresentar a surpreendente Rã-amarradora – uma espécie curiosa que carrega um carretel de linha nas costas. Ao longo da história, o leitor acompanha a jornada de uma dessas rãs em sua fuga de uma perigosa correnteza, em uma narrativa que equilibra aventura, afeto e imaginação. Mais informações: @bacurieditora

Do Amargo se Fez Doce, de Luciana Patrícia de Morais e Marcela Bertelli

O livro Do Amargo Se Fez Doce aborda, de maneira sensível, histórias, saberes tradicionais e receitas de doces de mulheres de Silva Campos, distrito de Pompéu-MG. Por meio das lembranças de sete mulheres residentes no distrito, a obra percorre um pouco da história vivida e imaginada do lugarejo, profundamente impactado pela construção da Represa de Três Marias, inaugurada no início da década de 1960. Mais informações: http://liracultura.com.br/do-amargo-se-fez-doce/

SERVIÇO

Jardim Literário – quinta edição

Dia 30 de agosto (sábado), das 10h às 13h

*Durante o evento acontecerão a distribuição de livros, sessão de autógrafos, contação de histórias, performances teatrais e show com a banda Rockbugs.

Jardim dos Sonhos, em frente à fachada histórica do Hospital Pequeno Príncipe

(entrada pela Av. Silva Jardim, 1677)
www.ojardimliterario.com.br

Evento gratuito e aberto à comunidade. A distribuição dos livros é gratuita, por ordem de chegada e irá acontecer durante o horário do evento conforme o estoque disponível.