A Prefeitura de Curitiba inaugura hoje o Largo Antonio Bordin, na Rua Padre Agostinho, no Campina do Siqueira. O novo espaço de encontro e lazer da população também abriga o primeiro Jardim Vertical de Curitiba, com uma torre de base triangular com 12 metros de altura e mil plantas de 15 espécies nativas. O plantio termina na quarta-feira. A execução da obra ficou à cago do grupo emrpesarial Barigüi. A inauguração acontece às 17 horas.
O Largo homenageia o gaúcho radicado no Paraná Antonio Bordin, falecido em 2004. “Empresário, vereador, ativista das causas do bem e desbravador do Oeste. A região guarda suas marcas na colonização, na política, na ajuda à igreja e à comunidade. Pai oito vezes, legou ao Paraná e a Curitiba a força de uma família unidade e empreendedora, que faz do trabalho a ponte para o sucesso. À sua memória, a homenagem dos curitibanos”, são os dizeres na placa de bronze afixada junto com o busto de Antonio Bordin.
Torre — Com base triangular de três metros, a torre foi construída em aço e concreto. As floreiras serão encaixadas nas prateleiras da torre formando jardins aéreos. O jardim foi projetado pelo arquiteto Fernando Canalli, da Prefeitura.
A construção da torre e a distribuição das plantas obedecem a fatores ambientais, como incidência de luz e sombra, predominância de ventos e outros aspectos que possam interferir no desenvolvimento das plantas. A torre será em cimento vazado para que trepadeiras e outras plantas envolvam totalmente a obra.
A beleza estética dos jardins não é o único efeito esperado. A expectativa é de que a torre sirva também de abrigo para pássaros e outros animais, como borboletas e insetos que, atraídos pelas plantas, formem um ambiente propício à propagação das plantas nativas.
A torre será protegida em volta por um espelho d’água com fontes, que também favorecerá a beleza cênica do largo. O mesmo sistema hidráulico do espelho d’água servirá para irrigar os jardins, garantindo às plantas a umidade necessária.
Foram plantadas na torre, mudas de flores e folhagens de diferentes tamanhos, formas e cores, entre elas helicônias, espiga dourada, cipó de São João e peixinho. No chão, em volta do Jardim Vertical, serão plantadas 10 mil petúnias.