Mais de 2,5 mil estudantes de turmas de 2.º ao 9.º ano do ensino fundamental participaram na manhã deste sábado (22) da segunda fase da 10.º Jornada de Resolução de Problemas de Matemática, realizada pela Secretaria Municipal da Educação. Os estudantes resolveram problemas envolvendo lógica, geometria, medidas, estatística entre outros temas.
A secretária municipal da Educação, Roberlayne Borges Roballo, foi até a Escola Municipal Monsenhor Boleslau Falars, no bairro São Brás, para acompanhar a aplicação da prova. A secretária salienta que a jornada é um momento privilegiado de estudo e não necessariamente uma prova. É uma forma e uma metodologia diferenciada de trabalhar a matemática. Os estudantes aproveitam para superar os seus limites, sendo um momento significativo porque envolve a todos, inclusive as famílias.
A Jornada de Matemática é realizada para incentivar estudantes para o desenvolvimento de competências e habilidades nesta área. Na primeira etapa da avaliação, em maio, 77.851 estudantes de 181 escolas da rede participaram das provas.
A diretora da Escola Monsenhor Boleslau Falarz, Debora Baggio, conta que a jornada é uma oportunidade para os alunos apresentarem seus conhecimentos. As crianças curtem, gostam de participar. A nossa escola participa desde a primeira jornada, em 2006. As crianças gostam de representar a escola onde estudam.
Além do desenvolvimento de habilidades na Matemática, por meio da metodologia de resolução de problemas utilizada nas avaliações, a jornada promove também a inclusão social, cultural, científica e tecnológica do estudante. O aluno do 4º ano da Escola Municipal Ulisses Falcão Vieira, Maick Oliveira Lau, afirma que foi bem na avaliação. Participei todos os anos. É a matéria que mais gosto. A estudante do 4º ano da Escola Municipal Paranaguá, Erika Cristina Good relata que para ela a prova apresentou questões de fácil e difícil resolução. Gosto de matemática. Acho que fui mais ou menos desta vez’.
Matheus Eduardo de Oliveira, estudante do 5º ano da Escola Municipal NymphaPeplow conta que é a primeira vez que participa da jornada. Ele e a família mudaram para Curitiba no início deste ano vindos da cidade de Mafra (SC).Gostei de participar. Gosto muito de matemática e a jornada é uma maneira de testar o que aprendi. Gisele de Souza, mãe de Matheus, acha a jornada um excelente meio de incentivar as crianças. A jornada faz com eles queiram sempre fazer o melhor. Um aluno incentiva o outro na escola.
As provas foram aplicadas das 9h às 11h30 nas escolas municipais Madre Teresa de Calcutá, Paranavaí, Herley Mehl, CAIC Cândido Portinari, Professor Linneu Ferreira do Amara, Mirazinha Braga, CEI Jornalista Claudio Abramo, Presidente Pedrosa e BoleslauFalarz, reunindo estudantes também de outras unidades.
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