Homenagem4
Evento realizado nesta sexta-feira (dia 1º) marca o início do Novembro Negro no Paraná (Foto: Matheus Freitas)

O Conselho Permanente de Direitos Humanos do Paraná (COPED), órgão da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho, realizou nesta sexta-feira (1º de novembro) uma solenidade que marcou o início do mês da Consciência Negra – também conhecido como Novembro Negro. Na ocasião, foram homenageados ativistas dos direitos humanos negros e negras. E uma das personalidades a receber uma homenagem foi o jornalista Franklin de Freitas, editor de fotografia do jornal Bem Paraná.

A menção honrosa entregue aos homenageados reconhece as contribuições dessas pessoas na defesa dos Direitos Humanos, com ênfase no combate ao racismo e na superação das desigualdades raciais. Membro do Conselho Permanente de Direitos Humanos do Paraná, a jornalista Waleiska Fernandes ressalta a importância do combate ao racismo numa sociedade que pretende respeitar os direitos humanos.

“Não é possível pensar numa sociedade que respeite os direitos humanos sem atuar no combate ao racismo. Hoje, o COPED fez homenagem a negros e negras que, com seus corpos e vivências, lutam cotidianamente por igualdade racial no Paraná. Como conselheira de direitos humanos representando o Sindicato dos Jornalistas, vejo como fundamental que esse reconhecimento abarque profissionais de imprensa que têm uma contundente atuação nessa pauta. Jornalistas que honram suas profissões e ancestralidade na luta por um mundo mais igualitária”, ressalta ela.

Além de jornalistas, no entanto, profissionais de diversas outras áreas também foram homenageados pelo Conselho de Direitos Humanos.

Abaixo você confere a lista dos homenageados pelo Conselho de Direitos Humanos

Alaerte Leandro Martins
Aline Reis
Amanda Ribeiro dos Santos
André Luiz Querino Coelho
Andréia Candido Vitor
Angela Elisabeth Sarneski
Blanca Halice Darem
Caê Almeida
Dagmar Nascimento
Diego Medeiros
Eduardo Vargas
Elinete Domingues
Fecoqui
Filipe Mateus Arruda De Souza
Franklin De Freitas
Gloria Maria Alves Da Silva
Lígia Maria Nascimento Braga
Mãe Omin* (Terezinha Pereira Da Silva)
Malcon Jackson Cummings
Marcia Rodrigues
Maria Aparecida Blanco De Lima
Maria José De Souza El Saad (Mazé)
Neide Alves Dos Santos
Renato Pereira De Siqueira
Rodrigo Ferreira De Souza