Jovens que estavam perdidos na Serra do Mar do Paraná são encontrados pelas equipes de resgate

Redação Bem Paraná
DESAPARECIDOS

Jovens que haviam desaparecido na Serra do Ibitiraquire foram encontrados na tarde desta segunda-feira (Foto: Rodolfo Luis Kowalski)

Os dois jovens montanhistas, de 25 e 26 anos, que estavam desaparecidos desde o último sábado (2 de novembro) na Serra do Mar, em Campina Grande do Sul, foram localizados na tarde desta segunda-feira (4 de novembro). Eles foram resgatados com vida pelo Grupo de Operações de Socorro Tático (GOST) do Corpo de Bombeiros do Paraná, após dias de apreensão e intensas buscas.

Os dois rapazes estariam próximo à última localização conhecida, enviada ainda na tarde de sábado (dia 2). Foi nesse mesmo dia que eles iniciaram a aventura na Serra do Ibitiraquire, que fica entre os municípios de Campina Grande do Sul (na Região Metropolitana de Curitiba) e de Antonina (no litoral do Paraná).

Os montanhistas haviam iniciado a caminhada chegando ao Pico Caratuva, para depois ir ao Pico Taipabuçu e alcançar o Cume do Ferraria. No meio do caminho, entretanto, acabaram se perdendo e ficaram sem contato. Para piorar, estavam com recursos limitados (como comida) para a aventura, o que aumentava a urgência da busca.

A travessia que os dois jovens tentavam fazer é considerada de nível difícil, devido às exigências físicas e técnicas. Um desafio que acabou se tornando ainda maior devido às condições climáticas, o que também acabou aumentando a complexidade da operação de resgate.

Desde ontem, então, várias equipes do Corpo de Bombeiros já vinham atuando na região, procurando pelos dois jovens. Hoje, montanhistas experientes também passaram a trabalhar em apoio à corporação, auxiliando na operação de resgate desde o começo do dia.

Os dois resgatados estariam bem e agora passam por avaliações médicas.

Jovens estavam a 50 metros do local do último contato

O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) encerrou as buscas com sucesso por volta de 15h15. Os jovens foram encontrados a cerca de 50 metros da última localização que haviam enviado para os familiares. “Eles estão debilitados, mas bem”, informou a equipe de resgate.

As buscas terrestres haviam começado na noite de sábado (2). Nesta segunda-feira, foram mobilizados 25 bombeiros e 8 voluntários para ampliar a operação, divididos em oito equipes para procurar pelas principais trilhas da região. Um drone com câmera termal também foi utilizado, ajudando a restringir a área de interesse.

Uma equipe do Grupo de Operações de Socorro Tático (GOST) do CBMPR encontrou os dois jovens. Eles receberam hidratação e começaram a descida para o posto de comando, que deve levar cerca de duas horas.