Museu do Expedicionário amplia acervo do herói de guerra Max Wolff Filho –
Museu do Expedicionário em Curitiba (Foto: Kraw Penas/SECC)

O Núcleo de Memória Institucional da Justiça Federal do Paraná (JFPR) iniciou a busca por contatos de familiares de servidores pioneiros da instituição, nomeados em 1967, provenientes do quadro da Força Expedicionária Brasileira (FEB), ou seja, eram “ex-pracinhas”, que serviram na Segunda Guerra Mundial.

Dos 43 servidores nomeados para o quadro da JF, 23 eram “ex-pracinhas”, ou seja, participaram de ações e combates na 2ª Guerra Mundial na Itália. A Guerra aconteceu entre 1939 e 1945, mas o Brasil enviou tropas entre 1944 e 1945, após a declaração de Guerra aos países do Eixo pelo Presidente Getúlio Vargas, após navios brasileiros terem sido torpedeados e afundados na costa brasileira por submarinos alemães.

Em celebração ao Dia Nacional da Memória do Poder Judiciário (10 de maio) e ao Dia da Vitória (8 de maio, dia em que oficialmente foi encerrada a guerra, em 1945, após a rendição alemã), o Núcleo de Memória Institucional organizará uma exposição de itens que pertenceram a estes servidores. Dois familiares já reuniram itens – como fotos, medalhas, diplomas de mérito e cartas recebidas e enviadas do “front” – e os levaram à Justiça Federal para compor a mostra.

Como estes servidores já são todos falecidos, bem como as pensionistas que eventualmente tinham contato com a Justiça Federal, a Instituição perdeu totalmente o vínculo com estes “ex-pracinhas” (por alteração de endereços e números de telefone, ausência de e-mail ou outros meios de comunicação etc). A relação dos expedicionários, servidores da Justiça Federal em 1967, está abaixo. Se você é familiar ou conhece algum parente destes servidores, e que tenha itens da FEB para expor (fotos, cartas, documentos), entre em contato com a Justiça Federal pelo fone (41) 3210-1557, das 13 às 19 horas.

Alfonso Dubiella

Ambrósio Cilka

Antônio Wolpe

Ayrton Gomes Junqueira

Augusto Canha

Deolindo de Souza

Edgard Costa

Emanoel Marques

João Drabik

João Nunes

José Gregório Mazarotto

Leonércio Soares

Luiz Franck

Manoel Meirelles Júnior

Mauro Azevedo Silveira

Mieceslau Tychanowycz

Oswaldo Pires

Pedro Antônio Jordan

Pedro Stella

Ubaldo Stival

Waldomiro Miguel Fade