
A noite curitibana está enlutada. No último sábado (23 de agosto), após 51 anos de tradição boêmia, o Bar Kapele fechou suas portas. Localizado na rua Saldanha Marinho, nº 670, o lugar era conhecido por embalar as noites de sexta e sábado com boa música e muita cerveja. Desde 2008 até a última noite de vida do bar, por exemplo, Mauro Marinelli era o responsável pela cantoria, sempre com muita música popular brasileira (MPB).
A notícia do fechamento do Kapele foi dada, em primeira mão, pela página O Centro de Curitiba. Logo abaixo, você confere a publicação feita pelo perfil no Instagram.
Fundado em julho de 1974, o Kapele teve dois endereços ao longo dos anos. Priemiro, na Barão do Serro Azul. Depois, na Saldanha Marinho. Jornalistas, políticos, músicos, artistas, escritores, poetas e acadêmicos eram alguns de seus frequentadores, sendo que nomes como Manoel Carlos Karam, Paulo Leminski e até Alceu Valença já participaram da boemia curitibana através do histórico bar.
Um dos símbolos do bar é a figura de Mara, apelido de Siumara Rocha. Foi ela quem criou o Kapele e cuidou dele até sua morte, em novembro de 2020. Depois, o estabelecimento seguiu sob a administração de Silvana, com apoio do próprio Mauro (o cantor). Na publicação d’O Centro de Curitiba, inclusive, ela lamentou a situação.
“O filho da Mara simplesmente me pediu o bar de novo isso foi no dia 16 de maio simplesmente ele acabou com o bar fiz o que pude para manter aberto [sic]”, escreveu ela. “Eu e o Maurinho levamos quase 10 anos de parceria para reerguer o bar aí simplesmente vem uma pessoa e acaba com tudo isso em três meses”, criticou ainda.