A arte dos samurais, os grandes guerreiros do Japão feudal, não é mantida apenas pelo trabalho do forjador Edson Suemitsu. Em Curitiba um grupo de samurais modernos preserva a cultura japonesa através de ensinamentos e do esporte, como o kenjutsu — luta de espadas de madeira ou bambu.
O Instituto Niten, com escolas por todo o País, mantém grupos também em Curitiba e Ponta Grossa, com aulas semanais. A matrícula custa R$ 65 e a mensalidade, em Curitiba, R$ 175 para treino livre, todos os dias. Em Curitiba, os treinos são realizados na sede da Sociedade Portuguesa, na Pedro Ivo, 462.
Além dos duelos em si, com espadas de bambu, um dos principais ensinamentos vem do Bushido — o código de ética samurai — que ensina o senso de Justiça (Gi), Coragem (Yuu), Benevolência (Jin), Educação (Rei), Sinceridade (Makoto), Honra (Meiyo) e Lealdade (Chuugi), valores atemporais que trazem uma clara noção do que deve ser feito no convívio e na conduta pessoal, acrescentando mais importância e ideal à vida das pessoas.
O Instituto Cultural Niten foi criado em 1993 pelo Sensei Jorge Kishikawa para difundir os ensinamentos das artes da espada samurai, a filosofia do Bushido e a cultura japonesa. Hoje, é considerado um dos maiores centros de ensino das artes tradicionais dos Samurais fora do Japão. Mais de 10.000 pessoas já passaram pelo Instituto. Com cerca de 40 dojos no Brasil, Argentina e Chile, o Instituto cumpre a missão estabelecida pelo Sensei Kishikawa em sua criação.
Mais informações podem ser obtidas no endereço www. Niten.org.br/curitiba