Curitiba ganhará uma nova área de preservação ambiental e de lazer. O prefeito Beto Richa encaminhou neste mês à Câmara Municipal pedido de aprovação de crédito adicional para aquisição de uma área de 128.500 metros quadrados, onde será implantado o parque Lago Azul, no Umbará. “Além de mais uma opção de lazer para a população, o parque preservará o meio ambiente e também a história da região”, diz Richa.
O parque é reivindicado pela população há mais de 10 anos e faz parte do plano de governo do prefeito Beto Richa. A aquisição da área foi avaliada em R$ 1,1 milhão. As obras de implantação devem começar no início de 2008 e já estão previstas no orçamento do ano que vem. Além do custo de aquisição da área, a Prefeitura investirá mais R$ 2,3 milhões para implantação de infra-estrutura no parque.
Localizado na bacia hidrográfica do rio Ponta Grossa, a área do novo parque conta com bosque de floresta nativa e um lago, batizado pelos moradores da região de Lago Azul. No passado, o espaço privado era uma área de lazer tradicional na região, aberta ao público mediante pagamento de entrada aos proprietários. “Vamos resgatar este espaço que marcou época na região, pois reunia as famílias para momentos de lazer”, diz Richa, que determinou a inclusão no projeto de um memorial sobre a história do local. A Prefeitura está finalizando os projetos arquitetônicos do novo parque.