Paraná PRC-466

Licitação de rodovia em concreto no interior do Paraná que vai custar R$ 231 milhões entra em nova fase

AEN editado por Mario Akira
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Obra de R$ 231 milhões: DER publica resultado final da pista de concreto entre Manoel Ribas e Pitanga (Foto: DER-PR)

Um trecho da PRC-466, entre Manoel Ribas e Pitanga, na região Central do Paraná, será ampliada e restaurada em pavimento rígido de concreto em um trecho de 43,05 quilômetros, com investimento de R$ 231,6 milhões

Nesta segunda-feira (29), o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) publicou o resultado final da licitação da obra. O DER/PR é autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL).

O Consórcio Construtor CEA Manoel Ribas, formado pelas empresas Ellenco Construções Ltda., Afirma Evias Engenharia e Tecnologia Viária Ltda. e Construtora Luiz Costa Ltda., foi confirmado como o vencedor, após as demais participantes não entrarem com recursos quando ao resultado anterior.

A próxima etapa é a homologação deste resultado final pelo DER/PR, seguido por trâmites internos para a assinatura do contrato. O edital utiliza a modalidade contratação semi-integrada, que prevê elaboração de projeto executivo de engenharia em um prazo de 180 dias e execução da obra em 690 dias, totalizando 29 meses.

Sobre a obra em concreto

A obra vai iniciar no acesso à subestação de Furnas, território de Manoel Ribas, seguindo até Pitanga, terminando no entroncamento com a PR-460.

A pista será totalmente restaurada utilizando a técnica whitetopping, em que o pavimento asfáltico existente será utilizado como base para um novo pavimento rígido de concreto. Nos segmentos críticos de ultrapassagem serão implantadas faixas adicionais de tráfego.

Está previsto um novo viaduto do tipo rótula em desnível no entroncamento da PRC-466 com a PRC-487, em Manoel Ribas. A pista da PRC-466 será elevada e o tráfego da PRC-487 vai passar abaixo dela em duas trincheiras, com vias marginais permitindo a troca de rodovia.

Outro viaduto do tipo rótula em desnível será implantado em Pitanga, substituindo a interseção atual com a Rua da Liberdade, disciplinando o tráfego local e o acesso à rodovia, com a PRC-466 novamente sendo elevada no trecho.

Também serão feitas melhorias no acesso à subestação de Furnas, na interseção de acesso a Manoel Ribas e no acesso para a Comunidade de Barra Santa Salete, além de pavimentação com pavimento asfáltico nos demais acessos regulamentados da rodovia.
Serão implantados ainda novo sistema de drenagem de águas, sinalização horizontal de vertical, dispositivos de segurança viária.