O prefeito Luciano Ducci (PSB) fez hoje (16) a viagem inaugural do novo biarticulado azul, o maior ônibus do mundo, que entrará em circulação na linha Ligeirão Boqueirão. O detalhe é que a linha já foi inaugurada com a passageiros acima da capacidade. O ônibus tem capacidade para 250 passageiros e estava com 310. A informação foi repassada pelo próprio prefeito aos jornalistas que acompanharam a viagem.

 A saída foi do Terminal Boqueirão, em direção à praça Carlos Gomes. Na linha Boqueirão, serão dez ônibus de 28 metros de extensão, com capacidade para 250 passageiros, que vão substituir os dez articulados vermelhos, de 18 metros de extensão e capacidade para 170 passageiros. Outros 14 biarticulados de cor azul vão substituir os articulados vermelhos da linha Pinheirinho-Carlos Gomes, na Linha Verde, até o início de maio.

O Ligeirão Boqueirão transporta por dia 25 mil passageiros. Tem como pontos de chegada e saída o terminal Boqueirão e a estação tubo Praça Carlos Gomes fazendo apenas quatro paradas no trajeto de 10,3 quilômetros: nos terminais Hauer e Carmo e nas estações UTFPR (antigo Cefet) e, até o fim do recadastramento eleitoral, também na estação TRE.

A parada do Ligeirão na estação TRE foi definida pela Urbs e pela Prefeitura como uma forma de colaborar com os curitibanos e com a Justiça Eleitoral no recadastramento. As paradas são as mesmas, na ida e na volta ,e a viagem do Ligeirão, em horário de pico, leva 20 minutos. O Expresso Boqueirão, biarticulado vermelho, faz 19 paradas, aí incluídos os pontos de chegada e saída, fazendo a viagem em 35 minutos.

Nos horários de pico, a cada 4,5 minutos sai um Ligeirão do Terminal Boqueirão e outro da Praça Carlos Gomes. Fora do pico, a freqüência média é de 10 minutos. A freqüência do Expresso Boqueirão é de, em média, oito minutos no horário normal e também  a cada 4,5 minutos nos horários de pico.