Para melhorar a qualidade do serviço de transporte coletivo, no médio e longo prazo, a Prefeitura de Curitiba tem projetos como a Linha Verde e os ligeirões. A Linha Verde será o sexto corredor de transporte da cidade, com canaleta exclusiva para os ônibus. O sistema de semaforização da avenida será “inteligente”, porque vai se comunicar com os ônibus, por meio de sinal eletromagnético, e dar prioridade ao transporte coletivo.
Os ligeirões vão aproveitar melhor as canaletas. As linhas expressas param a cada 500 metros nas estações-tubo. Porém, quase metade dos passageiros não precisa usar as estações intermediárias, e vão direto dos bairros ao centro. Por isso, haverá ônibus que param apenas nos terminais. Os “ligeirões” vão ultrapassar os ônibus paradores e fazer o percurso na metade do tempo.
Bicicletas — Para incentivar o uso da bicicleta, até o fim do ano a Prefeitura de Curitiba vai construir 30 paraciclos — espaços destinados ao estacionamento de bicicletas na região central. São estruturas metálicas, com arcos fixados ao chão, onde os ciclistas podem prender as bicicletas. Os novos equipamentos vão criar 335 vagas.
A Prefeitura também está negociando um financiamento junto ao Banco Mundial, no total de R$ 14,5 milhões, para a construção de novas calçadas e ciclovias no eixo Boqueirão do transporte coletivo (avenida Marechal Floriano Peixoto), entre a Linha Verde e o terminal do Boqueirão, e também em ruas que são caminho tradicional de trabalhadores de grandes empresas, como a avenida Fredolin Wolf, em Santa Felicidade, e a avenida Juscelino Kubitschek, na CIC.